Mineração: três anos da tragédia de Brumadinho
   25 de janeiro de 2022   │     8:25  │  0

 

A atividade de mineração no Brasil tem causado inúmeras tragédias sociais, ambientais e econômica. Hoje é lembrada uma das maiores desses crimes cometidos contra a vida humana e ao meio ambiente que é foi o rompimento da barragem de Brumadinho em Minas Gerais.

Uma tragédia anunciada, mas acobertada criminosamente porque quem deveria priorizar a vida humana e o meio ambiente. Ninguém da mineradora Vale do Rio Doce está pagando na cadeia por isso, mesmo sob os apelos e as lágrimas, de pais, mães e filhos, isso graças a um sistema Judiciário lento e eivado de brechas nas leis.

Em Alagoas, o sofrimento de milhares de famílias dos bairros de Maceió atingidos pela ação de exploração de sal gema, é o mesmo. O solo sob suas casas e negócios está afundando, junto com toda uma história e sem serem compensados justamente. Vale lembrar que a tragédia só se amplia para outros bairros próximos e com o grande perigo do afundamento total de todo solo com consequências qui ainda não tem perspectivas.

No Agreste na pequenina cidade de Craíbas, a exploração de cobre pode ser o próximo capítulo de mais uma tragédia realizada pela atividade de mineração. Os alertas foram dados por ambientalistas e a imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *