Japão volta atrás da decisão de proibir nos voos internacionais
   4 de dezembro de 2021   │     7:14  │  0

O Japão diz que retirou a proibição de novas reservas de voos internacionais para se defender contra a nova variante do coronavírus apenas um dia depois que a política foi anunciada, após críticas de que foi uma reação exagerada.

O ministério dos transportes emitiu na quarta-feira um pedido às companhias aéreas internacionais para parar de fazer novas reservas para voos que chegam ao Japão até o final de dezembro como uma precaução de emergência para se defender contra a nova variante omicron.

O ministério disse na quinta-feira que retirou o pedido depois de receber críticas de que a proibição era muito rígida e equivalente a abandonar seu próprio povo.

O primeiro-ministro Fumio Kishida disse que a rápida reversão da política levou em consideração as necessidades de viagem dos cidadãos japoneses. Kishida tem pressionado para tomar fortes medidas de precaução depois que seu predecessor Yoshihide Suga virtualmente perdeu sua posição de liderança em meio a críticas públicas de que suas medidas contra vírus eram muito limitadas e lentas.

“Eu instruí o ministério dos transportes a prestar total atenção às necessidades dos cidadãos japoneses de voltar para casa”, disse Kishida.

O pedido tinha como objetivo reduzir as chegadas internacionais diárias do Japão para 3.500, de um nível anterior de 5.000, para apertar os controles de fronteira à medida que a nova variante se espalhava pelo mundo, disseram as autoridades.

“O pedido, emitido como uma precaução de emergência, gerou confusão”, disse o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, a repórteres na quinta-feira. Ele disse que o ministério dos transportes retirou o pedido de uma paralisação uniformizada para novas encomendas.

Mas um limite continua em vigor porque o limite diário de 3.500 chegadas está sendo mantido. Novas reservas podem ser feitas, desde que haja espaço sob esse limite, disse o funcionário do ministério dos transportes, Hitoshi Inoue.

O Japão já proibiu a entrada de estrangeiros de todo o mundo, exceto para cônjuges de cidadãos japoneses, aqueles com autorização de residência permanente e outros sujeitos a considerações especiais.

O Japão relatou dois casos da variante omicron, que foi relatado pela primeira vez na África do Sul na semana passada.

O Japão vem reduzindo as restrições sociais e econômicas depois que as infecções diminuíram rapidamente desde setembro.

O pedido de proibição de reserva foi uma decepção para muitas pessoas que planejavam viagens durante a temporada de férias, incluindo cidadãos japoneses que viviam no exterior e esperavam voltar para casa no período de ano novo.

Muitas redes sociais criticaram a medida como muito rígida e um usuário a comparou à política de isolamento nacional do Japão da era feudal.

Muito permanece desconhecido sobre a nova variante, incluindo se é mais contagiosa, como algumas autoridades de saúde suspeitam, se torna as pessoas mais gravemente doentes e se pode impedir a vacina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *