Expedição Científica, no “Velho Chico”, parte de Piranhas domingo
   29 de outubro de 2021   │     10:00  │  0

 

No próximo domingo (31) sai de Piranhas uma comitiva cientifica que vai percorrer o rio São Francisco, no trecho até a Foz, em Piaçabuçu. É a 4º Expedição Científica do Baixo São Francisco.

A edição 2021 traz o tema “Consolidando a Ciência em ações ambientais no Baixo São Francisco”. Participam dessa jornada científica, considerada a maior do Brasil, cerca de 66 pesquisadores, distribuídos em dois barcos laboratórios, cinco lanchas e um catamarã de apoio.

O trajeto da expedição também inclui os municípios de Pão de Açúcar, Traipu, São Brás, Igreja Nova, Penedo, Piaçabuçu, Propriá (SE) e Brejo Grande (SE), todos alvos de pesquisa e de intervenções junto às comunidades ribeirinhas. Um dos trecho do Velho Chico mais afetados pela descarga de dejetos, lixo e principalmente com a baixa do nível da água.

De acordo com Emerson Soares, coordenador do evento e professor da Ufal, a expedição 2021 pretende fazer um comparativo com os resultados dos estudos anteriores, que apontaram graves problemas ambientais como comprometimento nos ecossistemas aquáticos, terrestres e de populações humanas.

No final a Expedição deverá apresentar um relatório da situação do rio, mas já se adianta que a situação só se agrava a cada ano, diante da falta de políticas públicas de conservação e proteção ambiental.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *