Turismo gerou mais de 38 mil vagas de emprego em setembro
   28 de outubro de 2021   │     12:48  │  0

 

O setor de turismo gerou mais de 38 mil vagas de emprego formal durante o mês de setembro. O número foi registrado pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. O índice representa cerca de 12,5% do total de vagas criadas em todo o país (313.902) no mesmo período. O destaque vai para os segmentos de hospedagem e alimentação que, juntos, geraram mais de 80% dos empregos do setor.

De acordo com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os números são fruto de um trabalho alinhado do governo federal para o desenvolvimento e a retomada do turismo brasileiro. “Com o retorno da procura dos brasileiros por viajar, estamos vendo um mercado cada vez mais aquecido e com potencial para a geração de emprego e desenvolvimento. Estamos trabalhando firme, com o avanço da vacinação e com a adoção de protocolos sanitários, para que esses dados cresçam cada vez mais”, destacou.

Analisando os números por região, o Sudeste e o Nordeste foram os que mais geraram empregos em setembro: 20,3 mil e 8,1 mil, respectivamente. Juntos, eles foram responsáveis por mais da metade do total de ocupações no setor. Em ambas as regiões, os segmentos de hospedagens e alimentação foram os responsáveis por puxar a alta no mês.

O ministro do Trabalho e Previdência, Ônix Lorenzoni, destacou os bons números do setor e o potencial que o turismo tem para e economia brasileira. “Várias áreas turísticas estão com reservas esgotadas e é importante destacar que essa é uma área da atividade formal que tem que ser olhada com atenção, porque tem potencial de crescimento enorme no nosso país”, disse.

MEDIDAS – Desde o início da pandemia de Covid-19, o Ministério do Turismo vem adotando uma série de ações em prol da manutenção de empregos e empresas do setor. Entre elas, a liberação de R$ 5 bilhões em linhas de crédito para os estabelecimentos que foram afetados; a formulação de Medida Provisória que regulamentou o cancelamento e remarcações de pacotes turísticos e eventos culturais; além da distribuição de R$ 3 bilhões a estados, municípios e Distrito Federal para ações emergenciais na área de cultura.

CAGED – Instituído em janeiro de 2020, o Novo Caged gera estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia adotada visa assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas do emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *