Turismo náutico: um guia para aproveitar as principais opções no Brasil
   16 de setembro de 2021   │     15:37  │  0

 

Detentor de uma grande extensão litorânea e de uma imensa diversidade de rios, lagos e reservatórios de água doce navegáveis, o Brasil oferece variadas opções de turismo náutico. E os turistas que pretendem desfrutar de alguns destes atrativos dispõem de uma valiosa ferramenta para planejar passeios. Trata-se do primeiro Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo com foco no Turismo Náutico, elaborado pelo Ministério do Turismo e que lista os principais destinos e opções de lazer no segmento. (Acesse AQUI)

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, estimula o brasileiro a conhecer um pouco mais as inúmeras alternativas náuticas no país. “O Brasil possui verdadeiras joias espalhadas pelos seus cerca de 8.500 quilômetros de litoral e os 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis, entre outros espaços. Não perca a chance de visitar os nossos vários atrativos que, inclusive, colocam o país na vanguarda da recuperação turística mundial pelo seu grande potencial para o turismo de natureza, uma forte tendência global”, ressalta.

Lançada em julho, a publicação do MTur também aponta as principais tendências e inovações do segmento, que deve ter forte contribuição na retomada do turismo nacional no pós-pandemia. A elaboração do documento teve apoio da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), formada por MTur, Embratur, Sebrae e órgãos oficiais de Turismo das 27 Unidades da Federação. Também colaboraram o Grupo de Trabalho de Turismo pelas Águas – colegiado do MTur que debate melhorias no setor -, a Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) e a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).

Conheça mais sobre os destinos brasileiros para turismo em águas:

NORTE

Na região Norte o documento indica 14 atrativos, com destaque para passeios de caiaque, lancha ou barco no Parque Nacional Anavilhanas e as riquezas naturais amazônicas, partindo de Manaus (AM). Da capital do Amazonas, também é possível navegar em meio à floresta rumo à cidade de Novo Airão, contemplando lindas paisagens e a rica biodiversidade local.

Alter do Chão, uma das opções de turismo náutico na região Norte. Crédito: Thiago Silveira/MTur Destinos

Há ainda uma infinidade de passeios que podem ser feitos de barco, caiaque, stand up paddle, entre outros, na Baía de Guajará, Alter do Chão, Ilha do Amor, Salinópolis e Praia do Farol. Outra opção é conhecer o Lago da Usina Hidrelétrica Lajeado, em Palmas (TO), contemplando inclusive a lua cheia a bordo de embarcações.

NORDESTE

Na região Nordeste, a publicação indica 27 atrativos. Os destaques incluem os cânions do rio São Francisco, em Sergipe, onde é possível percorrer de barco 17 quilômetros em meio a formações de rochas areníticas; e as deslumbrantes piscinas naturais de Maceió, Maragogi, Paripueira e São Miguel dos Milagres, cenários de imensos aquários naturais repletos de peixes, corais e ouriços.

Cânions do Xingó, em Canindé de São Francisco (SE). Crédito: Cléverton Ribeiro/MTur Destino

O documento aponta ainda Morro de São Paulo e Boipeba, na Bahia, conhecidas por suas águas calmas e natureza exuberante.

SUL

O Sul do país também reserva atrativos em meio a verdadeiros ícones do turismo nacional. Os 15 pontos listados no boletim englobam o passeio de barco próximo às deslumbrantes Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), que proporciona uma visão exclusiva das mundialmente conhecidas quedas d’água.

Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR). Crédito: Zig Koch/MTur Destinos

A região permite ainda conhecer a Laguna dos Patos, no Rio Grande do Sul, onde escunas percorrem cidades banhadas pelas suas águas; e, também, as belezas do rio Guaíba, em Porto Alegre, palco de um belo pôr do sol.

SUDESTE

Já no Sudeste, os 24 locais mapeados no boletim englobam renomados pontos turísticos nacionais, como a famosa Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ), com direito a visitas a atrativos militares da cidade.


Ilha das Cabras, em Ilhabela (SP). Crédito: Maristela Colucci/MTur Destinos

Outras opções são roteiros pelo litoral paulista, em municípios a exemplo de São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, São Vicente, Santos e Itanhaém, entre outros, nos quais o visitante tem a chance de praticar atividades a exemplo de mergulho e da observação da fauna e da flora locais.

CENTRO-OESTE

Na região Centro-Oeste, a publicação do MTur enumera 20 destinos náuticos. As alternativas envolvem passeios de escuna pelo Lago Paranoá, em Brasília (DF), que cruza as principais paisagens da capital federal, como a imponente Ponte JK.

Ponte JK, em Brasília (DF). Crédito: Roberto Castro/MTur

O documento também aponta a possiblidade de roteiros do tipo pelo Pantanal Mato-Grossense, onde a bordo de chalanas e barco-hotéis o turista tem a oportunidade de realizar safáris fotográficos para avistar onças-pintadas, além de praticar canoagem e remo, entre outras opções.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *