Ministro Gilson Neto e presidente da Embratur realizam visita técnicas ao Rio de Janeiro
   14 de junho de 2021   │     12:33  │  0

 

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, visitou neste sábado (12.06) três atrações turísticas no Rio de Janeiro (RJ). Ao lado da secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Débora Gonçalves, e do presidente da Embratur, Carlos Brito, o ministro esteve na área do Porto Maravilha, onde conheceu as instalações do AquaRio e da RioStar e, em seguida, visitou o Bioparque.

Na parte da manhã, Machado Neto visitou o AquaRio, maior Aquário Marinho da América do Sul, com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros d’água. O local conta com 5 mil animais de 350 espécies do Brasil e do mundo, divididos em 28 recintos. Em seguida, após breve caminhada, o ministro conheceu a Rio Star, a maior roda-gigante da América Latina, com 88 metros de altura. O equipamento tem 54 cabines e pode receber até 10.500 pessoas por dia.

Por fim, o ministro visitou o Bioparque, que funciona no mesmo local do zoológico do Rio de Janeiro, um dos mais antigos do país. A atração se transformou em centro de conservação da biodiversidade focado no bem-estar animal, aliando educação e pesquisa, por meio de parceria com as instituições de pesquisa e universidades de todo país.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, salientou que as atrações visitadas estão no mesmo nível de grandes parques espalhados pelo mundo. Para ele, o Brasil será a “bola da vez” do turismo mundial no pós-pandemia. “Seguimos nossa missão de fortalecer o turismo e conhecer importantes destinos e atrações pelo Brasil. Fiquei impressionado com a beleza, a organização e o profissionalismo das equipes e de tudo que elas oferecem”, declarou. “Os parques já estão com cerca de 70% do movimento pré-pandemia, com a atração de inúmeros turistas por ano”, completou.

O CEO do Grupo Cataratas, que faz a gestão do AquaRio, Pablo Morbis, destacou o aumento da busca por turistas ao equipamento, que adotou todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo. “O turismo está se recuperando. A gente teve os meses de março e abril muito difíceis, mas a gente começou a sentir a recuperação. O mês de maio foi muito bom e o mês de junho também está sendo: chegamos a cerca de 70% da nossa movimentação antes da pandemia”, disse.

O vice-presidente de operações da Gramado Parks, Ricardo Pinheiro, responsável pela Rio Star, ressaltou a expectativa para a retomada do turismo e pontuou as singularidades da maior roda-gigante da América Latina. “Nós temos uma capacidade para 10.500 pessoas por dia. Temos um aplicativo de realidade aumentada que ajuda o turista a conhecer, durante a volta na RioStar, os pontos turísticos do Rio de Janeiro com uma breve descrição”, explicou.

Manoel Browne, diretor da Operação Rio do Grupo Cataratas, responsável pelo BioParque, comemora a volta do turismo e reforça todos os cuidados adotados para receber os visitantes. “Nós voltamos com todos os protocolos de segurança. Neste momento de restrição estamos recebendo entre 3.000 e 7.000 pessoas, com a expectativa de 1 milhão a 1,4 milhão de pessoas por ano visitando o BioPaque”, registrou.

Por Rafael  Brais 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *