Voo Maceió/Lisboa parte amanhã (20), às 03:05 horas para portugueses e brasileiros residentes
   19 de abril de 2021   │     19:42  │  0

 

Amanhã (20), às 03:05 horas parte de Maceió o primeiro voo da TAP (TP 018) para Lisboa depois de mais de 40 dias suspenso devido ao fechamento das fronteiras aéreas com a Europa. O avião A321neo-LG, de prefixo CS-TXB, batizado com nome do poeta português, mas naturalizado brasileiro, Jorge de Sena, está estacionando do aeroporto Zumbi dos Palmares desde o domingo a noite.

Até agora não temos a informação de quantos passageiros estarão embarcando em Maceió, mas como o voo tem escala em Recife, deverá ter uma ocupação razoável, iniciando assim as operações dos voos regulares nesta rota do Nordeste, assim como as demais no Brasil, operando no total 25 voos semanais.

Os passageiros liberados para embarque são portugueses, brasileiros residentes em Portugal e estudantes que participam de cursos na Europa. A viagem de turistas ainda não está permitida. Para embarcar os passageiros terão que apresentar teste negativo RT-PCR de covid-19, e ainda passar 14 dias em quarentena vigiada pelas autoridades portuguesas.

Por enquanto ainda não sendo exigido o Certificado Digital Verde, instituído pela União Europeia, que foi homologando por 27 estado membros.

Restrições

As autoridades portuguesas informam que os passageiros dos voos da África do Sul, Brasil ou dos países com uma taxa de incidência de covid-19 igual ou superior a 500 casos por 100 000 habitantes têm de cumprir, após a entrada em Portugal continental, um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde.

Segundo ainda o Governo de Portugal, constam desta lista de países a Bulgária, Chéquia, Chipre, Croácia, Eslovénia, Estónia, França, Hungria, Países Baixos, Polónia e Suécia.
O Ministério da Administração Interna (MAI) salienta também que “apenas são permitidas viagens essenciais com proveniência nestes países”.

“De igual modo, os passageiros provenientes de países onde se regista uma taxa de incidência igual ou superior a 150 casos por 100 mil habitantes também só podem efetuar viagens essenciais”, indicam, dando conta que na lista destes países constam a Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Grécia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Roménia e Suíça.

O MAI informa que são consideradas viagens essenciais “designadamente as destinadas a permitir o trânsito ou a entrada em Portugal de cidadãos em viagens por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias”.

No comunicado, o MAI indica que todos os cidadãos que cheguem a Portugal por via aérea (excepto as crianças que não tenham completado 24 meses de idade) têm de apresentar comprovativo de realização de teste laboratorial (RT-PCR) para rastreio da infeção por SARSCoV-2, com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque.

Quem está sem exame

O Ministério da Administração Interna ressalva que os passageiros que chegam a Portugal sem o comprovativo de realização do teste têm de o realizar no interior do aeroporto e têm de aguardar o resultado no próprio aeroporto e pagará multa por isso, além do exame.

O comunicado do MAI também confirmou, conforme anunciado ontem pelo primeiro-ministro, Antônio Costa, que o controle de pessoas nas fronteiras terrestres e fluviais entre Portugal e Espanha vai prolongar-se por mais 15 dias, mantendo-se em todos os Pontos de Passagem Autorizados (PPA) os horários e as regras estabelecidas.

COM PARTICIPAÇÃO DO PORTAL tripseek.news/ assessoria de imprensa da TAP/instagram MCZAviotion

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *