Assentos intermediários vazios nos aviões reduz contaminação, diz pesquisa do CDC nos Estados Unidos
   15 de abril de 2021   │     15:27  │  0

Deixar os assentos intermediários da aeronave abertos reduz a exposição dos passageiros à Covid-19 em 23% a 57%, de acordo com um estudo do CDC divulgado na quarta-feira.

As descobertas foram feitas no momento em que a Delta Air Lines, a última companhia aérea dos EUA bloqueando assentos intermediários , se prepara para encerrar essa prática no final do mês.

No entanto, os autores enfatizam que o estudo traça o risco de exposição da Covid-19, não o risco de transmissão, e não considera o impacto do uso da máscara.

Relacionado: As companhias aéreas devem moderar suas afirmações de segurança da Covid

Relacionado: Estudo do Departamento de Defesa descobre pouco risco de propagação da Covid em aviões Para o estudo, pesquisadores do CDC e da Universidade Estadual de Kansas testaram aeronaves de corredor único usando uma seção de cinco fileiras da fuselagem de um Boeing 737. Eles testaram widebodies usando uma seção de 11 fileiras de uma maquete de cabine do Boeing 767. Os pesquisadores usaram frascos de spray para dispersar um vírus chamado bacteriófago MS2 como substituto do Covid-19.

Na primeira métrica, os autores analisaram o impacto da remoção de um passageiro no banco do meio de uma única fileira. Isso reduz o risco de exposição à Covid-19 para os panfletos restantes nessa linha em 23%, eles descobriram.

No segundo cenário, os pesquisadores consideraram o impacto da remoção de passageiros do assento intermediário em um avião de 120 assentos, no qual um, dois ou três passageiros estão infectados. Uma redução de 35% a 39,4% na exposição foi encontrada em comparação com quando o avião estava cheio.

Na abordagem final da pesquisa, os autores consideraram um agrupamento teórico de nove passageiros infectados entre três fileiras que tinham um total de 18 assentos. Quando um terço desses passageiros foi removido, incluindo três infectados, a exposição ao vírus foi reduzida em 57%.

Os autores reconheceram que o estudo tem limitações, inclusive não considerando o impacto das máscaras, o que deve reduzir o risco de exposição.

Mas as limitações são de ambos os lados. O estudo avaliou apenas aerossóis de vírus, não gotículas maiores. Uma vez que as exposições diminuem mais rapidamente com a distância para as gotas, deixar as cadeiras do meio abertas teria um efeito de proteção ainda maior para as exposições de gotas do que para os aerossóis.

As diretrizes atuais do CDC não recomendam viagens para pessoas que não foram vacinadas.

“O distanciamento físico de passageiros de avião, inclusive por meio de políticas como a vaga de assento intermediário, poderia fornecer reduções adicionais no risco de exposição [Covid-19]”, escreveram os autores.

Junto com Delta, Alaska, Southwest, JetBlue, Hawaiian e Frontier bloquearam pelo menos alguns lugares no início da pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *