Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco cobra rigor na instalação da barragem de mineradora
   12 de abril de 2021   │     9:00  │  0

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda declarou que são preocupantes as notícias que envolvem a instalação da barragem de rejeitos da Mineradora Vale Verde no Agreste (MVV) e que por ser de grande porte, necessita de acompanhamento com mais atenção e rigor por parte dos órgãos ambientais como Instituto do Meio Ambiente (IMA.

Anivaldo Miranda disse que até o momento o CBHSF não foi convidado para conhecer o projeto da barragem, embora ela esteja localizada na área da Bacia do São Francisco, onde existem vários rios e riachos temporários afluentes do Velho Chico.

O presidente do Comitê disse ainda que qualquer acidente na barragem, dependendo do tipo de resíduos que se acumula, pode comprometer todo abastecimento de água do Agreste e Baixo São Francisco, milhões de pessoas, tanto para Alagoas como Sergipe, fato que seria uma tragédia de proporções terríveis.  Anivaldo Miranda lembrou as tragédias em Minas Gerais, que causaram mortes e um grande prejuízo a toda economia, principalmente para a agricultura.

Anivaldo Miranda disse que estará colocando na pauta do Comitê o assunto e destacou a manifestação das comunidades rurais, do setor acadêmico científico, imprensa e das autoridades como vereadores e prefeitos, como importantíssimo para que todos fiquem sabendo das reais consequências para todos da instalação da Mineradora no Agreste. O presidente do CBHSF, agradeceu o papel da imprensa em não se calar e continuar fazendo questionamentos sobre tudo que envolve o funcionamento da Mineradora Vale Verde no Agreste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *