Rota Ecológica: “Rio de Fezes” e esgotos em São Miguel dos Milagres
   1 de março de 2021   │     6:05  │  1

O riacho, segundo os moradores, teria sido escavado para alargar e dar mais capacidade de armazenar os dejetos.

Um “rio de fezes” e muita água servida de esgoto foi descoberto na Rota Ecológica, em São Miguel dos Milagres, próximo as localidades de Rua Nova, às margens da rodovia AL 101 Norte. O rio, era um riacho até 8 anos atrás, mas se transformou em um esgoto a céu aberto, com a construção de uma pequena ponte sobre ele no bairro Novo e Areia Grande.

Quem passa pela rodovia não tem ideia do que existe por trás de algumas casas, em um sítio de coqueiros, por onde o riacho antes escoava para a Praia Mijoli Pequeno, próximo a famosa Praia do Toque em São Miguel dos Milagres, point de grandes acontecimentos e eventos.

Antes corria por baixo da ponte um riacho de águas claras 

Segundo os moradores do bairro Novo, o riacho foi escavado e alargado para acumular mais dejetos e na saída para Praia foi fechado, mas quando está cheio as águas fétidas são liberados para às praias.

Os moradores reclamam do mal cheiro e dos mosquitos que proliferam da podridão que se acúmulo no rio que agora tem dois metros de largura por mais de um quilometro de extensão até a praia, um verdadeiro “rio Salgadinho” da Rota Ecológica.

Os dejetos descem da parte alta da cidade e cai na antiga calha do riacho que virou o novo “salgadinho” de Milagres

Segundo um morador que pediu para não se identificado (veja vídeos) em entrevista, os dejetos são das residências das casas da parte mais altas do local, que são Conjunto Novo, Buraco da Raposa, Areia Grande e Leo. Todos esgotos e dejetos humanos são jogados nas ruas e chegam a calha do que era antes um pequeno riacho de águas claras.

Praias lindíssimas de Milagres recebem os dejetos 

Tentamos obter o contato do prefeito de São Miguel dos Milagres, através da assessoria Italo Bonja, assessor de imprensa que ficou de nos enviar uma nota sobre o assunto estamos aguardando para atualizar.

O superintende do Instituto do Meio Ambiente (IMA) Gustavo Lopes pediu a localização do “rio de fezes” para enviar uma equipe de fiscalização. Tentamos também contato com o ICMBio, mas não conseguimos.

 

 

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. António C. Almeida

    Isso eu já venho dizendo a anos, pelo menos uns 7 anos. Sou da área imobiliária, e acompanhei e acompanho o “boom” imobiliário que teve a região(do passo até porto de pedras), e a mesma não tendo na época, como ainda não tem saneamento até hoje e diga-se de passagem nem um plano diretor, o que há algum tempo já foi belezas, hoje e mais um pouco à frente serão apenas um mar de sujeiras e esgoto. Quem viver, verá. Ou melhor, já esta vendo.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *