“Gatinho” raro é resgatado no Sertão pelo SOS Caatinga e BPA
   4 de dezembro de 2020   │     15:40  │  0

O Instituto SOS Caatinga e o Batalhão de Policiamento Ambiental resgataram um filhote (gatinho) raro de gato do mato da espécie Puma Yagouaroundi, ou Jaguarundi no município de Ouro Branco, alto sertão de Alagoas, a cerca de 230 quilômetros de Maceió.

O “gatinho” foi entregue por um trabalhador rural, ao médico veterinário Keven Rodrigues em Ouro Branco. Segundo o presidente do Instituto SOS Caatinga, Marcos Araújo, citado trabalhador rural, havia ateado fogo no campo, para limpar o terreno, para o plantio de roça, quando ouviu o miado do felino, que foi salvo das chamas.

Para o integrante da ONG, os pais do felino devem ter fugido com medo do fogo e por isso agora o esforço é para encontrar os pais e assim promover o reencontro deles. O filhote foi encaminhado para Maceió para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do IBAMA, onde passará por triagem e acompanhamento pela médica veterinária Ana Cecília.
Espécie rara e extinção
Jaguarundi, também conhecido como gato-mourisco ou gato-preto, é um mamífero carnívoro, e tem como características a pelagem marrom escura ou avermelhada, e que costuma andar em pares ou sozinhos.
O felino possui hábitos diurnos em comparação com outros de sua espécie. Seu pequeno porte não passa de 50 a 60 cm.

SOS Caatinga

A ONG SOS Caatinga realiza um trabalho de monitoramento da fauna que vive neste bioma do Nordeste, que é considerado um grande berçário de pássaros onde vivem milhares de espécies que na sua maioria estão em extinção.

O Instituto busca conscientizar a população para não caçar ou matar animais silvestres, assim como monitorar através de câmeras a fauna nativa. Atualmente SOS Caatinga realiza uma campanha para manter as câmeras de monitoramento funcionando através da compra de pilhas.

Quem desejar colaborar basta ligar para 082 99606 3934

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *