Pandemia na Europa pode levar aeroportos a falência
   29 de outubro de 2020   │     9:19  │  1

 

O ACI Europe, que calculou recentemente que os aeroportos europeus perderam 1,273 milhões de passageiros até 27 de Setembro, avisou que a crise colocou em risco de insolvência nos próximos meses 193 aeroportos do continente.

A organização, que indica representar 500 aeroportos em 46 países europeus que concentram mais de 90% dos passageiros que voam de/para o continente, frisa que dessa forma estão em risco 277 mil postos de trabalho e uma contribuição para o PIB de 12,4 mil milhões de euros.

Se os Governos não avançarem com o necessário apoio será “o colapso de uma parte significativa dos sistema de transporte aéreo” frisa o ACI, que salienta que até Setembro os aeroportos europeus têm uma queda de passageiros em 73%, que só em Setembro tiveram um decréscimo de 172,5 milhões e que em meados de Outubro a quebra estava em 75%, atingindo 80% nomeadamente na União Europeia, Suíça e Reino Unido.

O ACI, porém, não resume o problema à pandemia, dizendo que muitas companhias de aviação reduziram a capacidade planeada para o Inverno porque as “severas restrições” às viagens internacionais degradaram “consideravelmente” as perspectivas para o sector.

A organização especifica que considera “crucial” que os governos avancem com apoios financeiros aos aeroportos em risco, que diz serem principalmente aeroportos regionais cuja falência aumentaria as desigualdades geográficas e a prejudicaria a coesão social.

Segundo o ACI esses aeroportos cortaram custos “até ao osso” e recorreram a financiamentos externos, com os quais a dívida aumentou em 16 mil milhões de euros só nos 20 maiores aeroportos europeus, equivalentes a 60% da sua receita num ano normal.

O director-geral do ACI Europe, Olivier Jankovec, citado na informação realça que a testagem dos passageiros seria melhor medida do que as quarentenas adoptadas por alguns países e frisa que actualmente todos os aeroportos estão a despender capital para se manterem em funcionamento, porque as receitas obtidas “estão longe de cobrirem os custos de operação, quanto mais os custos de capital”.

Olivier Jankovec, aliás, diz mesmo que a imposição de quarentenas aos viajantes em vez da sua testagem põe os aeroportos cada vez mais próximos da insolvência.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Roosevelt Clarindo

    Se está difícil pra Europa, imagina para o Brasil . São 5 anos sem poder abrir faculdades de medicina desde 2017 , são 20 anos de corte nos investimentos na saúde desde 2017, com apoio e negligência da bancada econômica que não consegue enxergar 1 palmo dos danos que o protecionismo elitista médico está causando ao país. Não vou nem citar os 11 mil médicos estrangeiros expulsos do Brasil vítimas de faniquitos ideológicos.
    Comércio, indústria e turismo não podem serem reféns de conselhos de vaidades médicas. É hora de agir . Inclusive estimular o turismo de quarentena para 2021, barreiras sanitárias nas principais praias urbanas e dos litorais do estado, contratar médicos estrangeiros para as regiões turísticas e fazer a campanha de turismo de quarentena para enfrentar uma possível segunda onda que vem por aí.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *