EMBARQUE DE TURISTAS EM LOCAIS PROIBIDOS CONGESTIONA TRÂNSITO EM MACEIÓ
   18 de outubro de 2020   │     15:45  │  3

O problema é antigo, mas até hoje nem autoridades de trânsito, nem os empresários transportadores de turistas conseguiram resolver de forma segura e correta, e principalmente dentro da legislação de trânsito, o embarque e desembarque dos passageiros nos hotéis de Maceió.

No último sábado (17) fizemos imagens, na Praia de Cruz das Almas, precisamente em frente ao Hotel Ritz Suítes, onde vários ônibus de transporte turistas, estacionaram em local proibido, para embarcar turistas, causando congestionamento ( fato que pode ser constatado nas imagens), ao mesmo tempo colocando em risco a vida de quem desejava atravessar a pista na faixa de pedestre; já que os veículos longos dificultavam a visão de qualquer pedestre, que pretendesse atravessar a via, inclusive os turistas.

 

Essa situação, como dissemos é antiga e perdura até hoje sem uma solução, fato que tem causado transtornos também para os moradores dos bairros de Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca e Cruz das Almas; que reclamam.  Os congestionamentos causados pelos transportadores de turistas, ocorrem sempre nos horários da manhã, entre 6:30h e 08:00h, horário de saída para o trabalho e escolas (quando em aulas) e entre 17:00h e às 18:00h, quando se chega em suas residências.

O próprio presidente do Sindicatos das Empresas de Transportadores de Turismo de Alagoas (Sinfretur), Carlos Calheiros, alega que já pediu inúmeras vezes uma solução a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), mas até hoje não foi atendido.

Em nota publicada em nosso Instagram o Sinfretur, reconhece que causa realmente transtorno a população: “As empresas que prestam serviço de transporte de passageiros de turistas em nossa cidade estão cientes do desconforto que as paradas dos seus ônibus vêm ocasionando à população de Maceió”.

No mesmo comunicado o Sindicato tenta nos atacar com uma “nota de repúdio”, por termos mostrado o problema que vem ocorrendo, numa demonstração de despreparo para o debate do problema, que precisa ser resolvido; assim como vários de nossa orla marítima. Esconder os problemas, não ajuda no desenvolvimento do turismo, nem a melhoria da qualidade do serviço prestado.

Estamos abertos ao debate das idéias, na busca de soluções e vale aqui o ditado: “Mensageiro não merece pancada”, já que não sou eu quem gerou o problema, apenas relatei e o tornei público como profissional de comunicação. Espero contribuir para a solução do problema, estamos sempre à disposição para o debate construtivo.

VEJA O VÍDEO:

 

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Samyr Rêgo

    Sou Guia de Turismo e trabalho com o serviço privativo no meu próprio veículo (Spin para 6 passageiros), essa falta de fiscalização é constante diante das grandes empresas do turismo em Maceió não só na orla maceioense, más em todos os lugares onde estas grandes empresas atuam. Uma prova disso é que no nosso aeroporto, mesmo tendo espaço para estes grandes ônibus, ainda assim eles tomam conta de toda a área de embarque e desembarque. Enquanto que profissionais do ramo, assim como eu, que mesmo credenciado no Ministério do Turismo, assim como também tenho o alvará de turismo na própria SMTT, somos impedidos de parar nosso veículo nos locais apropriados ao embarque e desembarque de turistas. Tendo que colocar nossos veículos no estacionamento privativo do aeroporto. Ou seja, em decorrência da grandiosidade dessas empresas e do poder que elas detêm, as autoridades fecham os olhos para os erros cometidos por elas e punem os pequenos empresário ou profissionais autônomos de exercer um direito que, ao meu entendimento deve ser para toda a classe. Frisando que em nossa orla, nós profissionais autônomos nunca cometemos o erro de fechar uma via pública para realizar esse tipo de embarque ou desembarque.

    Reply
  2. Nelson

    O problema não é o embarque dos turistas ! O problema são as autoridades que cuidam da mobilidade do transito da nossa Capital. Não é possível que ninguém entenda que essa Avenida não tem a mínima condição de ser uma via dupla. O problema já começa antes do hotel Ritz, vai duas vias pra se fundir em uma, depois se um carro para pra descer ou subir alguém para tudo.essa via precisa urgente se tornar via única, e quem vem do litoral vem também em via única até o centro. Acabaria com os dois engarrafamentos, acabaria vários semaforos inclusive o da ladeira do óleo. Mas as nossas autoridades enchergarem isso, é uma Utopia.

    Reply
  3. Marcos Aurélio Correia

    Não vejo problema no embarque dos turistas, mas infelizmente os nossos órgãos que cuidam da mobilidade em nossa cidade precisa melhorar em alguns lugares a situação. Em Cruz das Almas só vão resolver quando acontecer um acidente grave com algum turista . Não sou Engenheiro mais tenho a solução para Cruz das Almas. Agora tenham a certeza que nos próximos dias as multas da SMTT e espero que em ano político as pessoas responsáveis encontrem uma solução com responsabilidade.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *