Braskem envolvida em mais um crime ambiental
   30 de setembro de 2020   │     17:11  │  0

Uma grande indagação está no ar: para onde a Braskem estaria destinando os resíduos produzidos? A interdição da SINAL e a lacração da área da empresa Aliança Usina Dumont localizado em Maceió, por não terem licença ambiental para funcionamento, preocupa as autoridades ambientais, que estão atentas para qualquer tentativa descartar o material em locais que não sejam devidamente licenciados.

Em contrapartida a empresa Aliança Usina violou o lacre do IMA de interdição e passou a receber os resíduos, fato que gerou uma segunda autuação com multa de mais de R$ 400 mil. No local onde funciona esta empresa, os fiscais do IMA, constataram inúmeras irregularidades,  e o mais grave é a existência de uma lagoa de chorume, resíduo líquidos considerado altamente perigoso ao meio ambiente.

A situação tem uma agravante, porque o local onde está localizada a Aliança Usina é uma Área de Preservação Ambiental (APA), chamada APA do Catolé, onde fica um dos principais reservatórios de água que abastece a capital alagoana.

A existência de um local de descarte de resíduo industrial considerado perigoso, na APA do Catolé, coloca em risco agora a saúde de toda população de Maceió; um ato que tem a participação indireta da Braskem.

A Braskem se posicionou alegando que não tem responsabilidade sobre a empresa contratada e que mesmo assim está pedindo esclarecimento as empresas terceirizadas sobre situação delas perante os órgãos ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *