Jaraguá têm ações de incentivos turísticos e culturais
   19 de junho de 2020   │     9:00  │  0

Circuito mapeia as intervenções em arte urbana. Foto: Reprodução

Dentro do Projeto de revitalização turística e cultural do bairro de Jaraguá, a Prefeitura de Maceió, através  do Gabinete de Governança (GGOV) e da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), lança o Circuito Virtual de Arte Urbana no bairro do Jaraguá, que teve o intuito de fortalecer a originalidade do bairro e ampliar as experiências criativas ligadas ao espaço público urbano. A iniciativa é uma das ações propostas no Menu do Turismo Criativo, co-criado pelos participantes do workshop do Turismo Criativo, evento realizado em novembro de 2019 em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL).

Segundo o secretário municipal de turismo, Jair Galvão, o objetivo e consolidar o clássico bairro de Jaraguá em um ponto turístico com ocupação de empreendimentos como bares, restaurantes, galeria de artes, teatros e pousadas e hotéis. Para isso a prefeitura criou um projeto de incentivos fiscais para empreendimentos turísticos que desejem se instalar no bairro, como isenção de IPTU e outras taxas e até redução máxima para o ISS.

O Menu do Turismo Criativo foi o resultado das demandas colhidas no workshop, e aponta propostas como walking tours, mapas virtuais e parcerias para gerar fomento à iniciativa ligadas à cultura, ao esporte e ao lazer na cidade. Dentro deste contexto, insere-se o Circuito de Arte Urbana do Jaraguá, que tem como objetivo ampliar a experiência do usuário na cidade e, frente às circunstâncias atuais de pandemia global de Covid-19, auxilia as pessoas a manter o vínculo com o espaço urbano através da informação.

Oficina de urbanismo colaborativo realizada no bairro do Jaraguá no evento do MCZ PLay. Foto: Reprodução

Este circuito mapeia as intervenções em arte urbana, com trabalhos iniciados na oficina de urbanismo colaborativo proposta pelo GGOV, dentro do evento MCZ Play, ocorrido no Bairro de Jaraguá em setembro de 2019. Esta foi uma ação com os cursos de arquitetura e urbanismo das universidades parceiras do Projeto Maceió Cidade Inteligente . A votação e premiação das três melhores intervenções ocorreram durante a 9ª bienal do Livro no bairro do Jaraguá.

O acesso pode ser feito através do link:http://www.experimentemaceio.com.br/circuito-de-arte-urbana/

Também acrescentaram-se ao circuito as artes murais espontâneas, que os artistas locais desenvolveram, e duas intervenções executadas por Wado e Rafael Santos, vencedores do edital para intervenção artístico-urbana no bairro do Jaraguá, concedido pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), sendo realizado em parceria com a Prefeitura de Maceió e Sebrae Alagoas. Todas as intervenções artísticas que foram realizadas no bairro histórico, ocorreram em pontos emblemáticos e adicionaram qualidade à experiência urbana local.

Foto ganhadora do concurso realizado a partir da oficina de urbanismo colaborativo em parceria com cursos de arquitetura e urbanismo de universidades. Foto: Reprodução

Workshop do Turismo Criativo

O workshop do Turismo Criativo teve como palestrante o sociólogo Luiz Barretto, ex-ministro do Turismo e ex-diretor-presidente do Sebrae. O evento contou com a participação de órgãos e representantes de múltiplos setores que compõem o turismo em Maceió, como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senacv), SHBRS, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Porto de Maceió, Fecomércio, MC&VB, Aero Turismo, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), ONU HABITAT e Receptivos.

Além de apresentar o conceito de Turismo Criativo e reunir atores do ecossistema de Turismo, a ideia do workshop era atingir a meta três do Projeto Maceió Cidade Inteligente, que trata do fortalecimento da identidade de Maceió. Além disso, uma metodologia de aprimoramento das experiências do cidadão e da economia local também foi aplicada durante o evento.

João Alvim (estagiário)/Ascom GGOV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *