Os Guias de turismo e o protocolo para o retorno das atividades
   29 de maio de 2020   │     12:00  │  1

 

No momento todos estão se preparando para o retorno e o primeiro passo é ter um protocolo médico-sanitário que proporcione aos turistas tranquilidade, quanto a segurança da saúde.

Semana passada nosso blog conversou com representantes de vários setores da atividade turística, desde bares, restaurantes até hotelaria, que estão cada um elaborando seu protocolo, dentro dos padrões médico-sanitário da Organização Mundial da Saúde.

Um dos integrantes da atividade do turismo, fundamental e responsável em apresentar o destino aos visitantes é o guia de turismo, que vive momento difíceis, devido a precariedade da relação de trabalho com as agências e operadoras de viagens, mas que no início da pandemia recebeu ajuda do Governo do Estado.

Em meio a pandemia esses profissionais devem se preparar para o retorno das atividades, que ainda não tem data, mas que exige planejamento para o novo cenário que os esperar.  Um deles é com certeza o protocolo médico-sanitário.

Para colaborar com o debate nosso blog buscou, junto a parceiro da imprensa portuguesa informações de como estão por lá os preparativos para que os guias de turismo possam exerceu com segurança seu trabalho.

Atualmente o Turismo de Portugal (órgão que equivale no Brasil ao Ministério do Turismo), em parceria com o Sindicato Nacional da Atividade Turística, Tradutores e Intérpretes (SNATTI) e a Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo (AGIC), desenvolveu a possibilidade de também os Guias Intérpretes aderirem à iniciativa Clean & Safe.

Os profissionais que pretendam obter o Selo Clean & Safe (certificado oficial do protocolo médico-sanitário criado pelo Governo) devem frequentar o programa de formação especialmente desenvolvido pelo Turismo de Portugal para esta situação, que consiste numa sessão formativa de 2 horas, destinada exclusivamente a Guias Intérpretes.

 

Os formandos recebem posteriormente um “Certificado de Formação Clean & Safe”, numerado e emitido pelo Turismo de Portugal, que deverá ser enviado para a respetiva associação ou sindicato, através do e-mail [email protected] ou [email protected], concretizando assim a adesão ao Selo. Após estes procedimentos, recebem o novo cartão profissional de Guia Intérprete já com a insígnia da iniciativa Clean & Safe, bem como a sua versão digital para poder ser utilizado nos canais de divulgação.

 

Os profissionais que não estão inscritos no SNATTI nem na AGIC, podem também frequentar a formação e solicitar a uma destas duas entidades a emissão do selo Clean & Safe, seguindo os mesmos trâmites.

O selo, gratuito e válido até 30 de abril de 2021, reconhece os Guias Intérpretes que cumprem as recomendações da Direção-Geral da Saúde de forma a assegurar o distanciamento social e higienização necessária para evitar riscos de contágio e garantir os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas.

Com esta iniciativa o Turismo de Portugal pretende transmitir às empresas informação sobre “as medidas mínimas necessárias de higiene e limpeza dos estabelecimentos, mas sobretudo, promover Portugal como destino seguro, do ponto de vista dos cuidados a observar para uma cuidada e eficaz manutenção das condições que evitem a propagação do coronavírus, numa atuação concertada, com o envolvimento de todas as empresas e profissionais do setor e apelando à responsabilidade de todos”.

Cerca de mais de 4.500 selos disponibilizados até ao momento, indica o Turismo de Portugal, o que evidência de modo muito significativo o compromisso das empresas portuguesas em acolher os turistas em segurança”.

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *