Cânions: pacotes turísticos com muito sol e saúde
   Mozart  Luna  │     27 de maio de 2020   │     8:40  │  3

IMG_8657

 

Quando a pandemia passar será hora de programa a volta das viagens e uma delas com certeza deve ser para os Sertão de Alagoas, na região dos Cânions do São Francisco. O destino se prepara para receber de braços abertos todos de volta à cidade de Piranhas, batizada como a cidade lapinha, devido às cores vivas das fachadas de suas casas. Os empresários estão se organizando e preparando pacotes imperdíveis com preços imbatíveis, que vamos divulgar na próxima semana aqui em nosso blog.

Atualmente Piranhas é um dos destinos mais procurados pelos turistas que vistam Alagoas e também pelo próprio alagoano, que passou a visitar a região sertaneja depois da grande divulgação realizada através de filmes e telenovelas que são gravadas na região.

IMG_8658

A cidade sofreu uma grande influência da arquitetura portuguesa, na época da colonização e da chegada do homem branco, pelo rio São Francisco, ao Sertão. Logo depois veio a cultura inglesa, que deixou um grande legado, quando da chegada da linha férrea.  Hoje Piranhas é uma das cidades que tem um dos sítios históricos, mais bem preservado de Alagoas. Os sobrados e casarões são referência, além da estação de passageiros e da torre do relógio, que lembra o big bem em Londres.

IMG_8653IMG_8681

Piranhas conseguiu reunir um pouco de tudo para atender aos mais diversos gostos dos visitantes. A cidade possui museus, pavilhão de artesanato, centro de histórico que contam um pouco da história da importância da navegação, para colonização do Sertão.

Um projeto audacioso de restabelecer um passeio de locomotiva em Piranhas, foi durante um bom tempo uma esperanças para enriquecer ainda mais os atrativos do destino. O passeio seria realizado através de uma  locomotiva “maria fumaça” do século 18, que foi levada do município.  O projeto previa um percurso de seis quilômetros, entre o centro de Piranhas e o distrito de Entre Montes. A Praça Altemar Dutra – boêmio que tanto amava a cidade-  também é um ponto de visitação pública e a escola de violão. Entretanto como a composição não está mais na cidade, fica a esperança de um dia conseguir trazer outra para cidade e viabilizar o projeto.

IMG_8649

O museu do Sertão é um ponto de visitação obrigatória. Lá se pode conhecer muito da cultura sertaneja e principalmente da história de Virgulino Ferreira, o Lampião e seu bando, que foi morto na localidade de Angicos, do outro lado do rio São Francisco em Sergipe. Um  pavilhão foi criado para reunir tudo de artesanato que existe na região. Lá os visitantes poderão observar e comprar artesanato produzido pela população.

 

Noite movimentada

IMG_8678

A animação à noite em Piranhas é grande, já que oferece muita agitação, tendo como tema a cultura nordestina, mas com roteiro musical que atende a todos os gostos, pois existe uma programação musical para cada noite, que vai desde o forró, passado pela MPB, até o pagode. Tudo isso praça em frente aos bares e restaurantes, localizados no centro gastronômico.

IMG_8679

O cardápio colocado à disposição é um dos melhores, preparados por chefs de cozinha capacitados. Lá se pode saborear desde a tradicional peixada alagoana, até o delicioso sushi de salmão, peixe prego o atum. Os drinques preparados são tropicais aproveitando as frutas da época, mas existem aquelas com sabores exóticos. Não podermos esquecer as tradicionais cachaças produzidas na região, como a brejo dos bois, eleita como a segunda melhor cachaça do mundo.

Para mostrar um pouco de nossa riqueza cultural ocorrem no centro gastronômico, apresentações de grupos folclóricos, como xaxado, baião e quadrilhas juninas, onde o turista se solta e curte a alegria do lugar.

Passeios

IMG_8695

A diversidade de roteiros de passeios em Piranhas são muitos tendo como referência o rio São Francisco, que majestosamente faz parte do cenário da região. Os passeios acontecem tanto abaixo da barragem de Xingó, como a cima dela. Todos oferecem embarcações seguras e com todo conforto necessário para o visitante e sua família.

IMG_8703

Um desses passeios é realizado até o complexo turístico do Cangaço Eco Park, que formado de por um restaurante, com equipamentos de lazer e aventuras como a trilha até o local onde lampião foi morto e também banho de rio com direito a tubo água e passeios a cavalo.

O cardápio oferecido no cangaço eco park é diversificado com muito da comida regional e drinques deliciosos. Existem também locais reservados para grupos com todo serviço de atendimento vip.

IMG_8693

Na próxima reportagem vamos mostrar as opções de passeios, a partir de Piranhas, que são realizados no Lago de Xingó, onde existem flutuantes, trilhas e reservas ecológicas. Não percam!

CONTATOS PARA RESERVAS –

MF TUR – 082 99986-2038/079-3346-1184 – [email protected]

 

>Link  

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Renato C. G. Chaves.

    Somos gaúchos e em viagem de férias no 2013 conhecemos a cidade de Piranhas, onde ficamos hospedados após o passeio nos Cannions do São Francisco. Cidade linda, prazeroso passear em suas ruas durante o dia e especialmente à noite. Recomendo, com toda a certeza conhecer Piranhas.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *