As atrações da cidade do Porto em Portugal
   9 de maio de 2020   │     16:00  │  0

Mozart Luna- repórter

A cidade do Porto tem algo de muito diferente do restante de Portugal, com suas ruas sempre com pessoas a ir e vir e todo o lado, com seus bares e restaurantes que não fecham pelo dia, como fazem em outras partes.

Os atrativos são inúmeros e atendem a todos os gostos que vão desde aos aqueles que desejam fazer compras, até os que só querem beber e comer durante sua viagem. E, pois, que o Porto tem tudo isto.

Para quem gosta de compras o lugar ideal é a rua Santa Catarina, onde estão várias lojas de roupa, joias e calçados, além de muitos bares e restaurantes. O ideal é fazer esse roteiro pela manhã. Não compre logo na primeira parada. Percorra toda rua Santa Catarina, compare preços e produtos depois volte àquelas que você com certeza vai comprar com valores bem abaixo do esperado.

Para quem deseja também não andar muito e estar abrigado existe em Vila Nova de Gaia, cidade vizinha ao Porto, separada apenas pelo rio Douro, o El Cortês Engles, um super shopping de grifs de todo mundo com bons preços, mas nunca melhores que os da rua Santa Catarina. É uma opção sofisticada para quem não quer andar muito.

Passeios

Os Passeios são os mais diversos e vão desde os tuck-tucks, que também estão presentes no Porto, passando pelo ônibus panorâmicos, até os barcos que percorrem o rio Douro mostrando as margens do rio e também as vinícolas.

Todos os passeios podem ser reservados nos postos de informações turísticas disponíveis na cidade, principalmente na Praça dos Aliados. Uma dica também é o excelente serviço prestado pelo aplicativo Uber, que se diferencia pelo nível dos motoristas que falam até três línguas.

A boa noite

A noite no Porto é agitada com muitos barzinhos, pubs e restaurantes. Tem lugar para todo os gostos e programação. Tudo como muita segurança, já que a cidade tem um efetivo policial presente até mesmo durante a madrugada.

Entretanto a programação especial está direcionada para o restaurante e café O Guarani, localizado na Avenida dos Aliados. Um prédio clássico do século XVIII com uma arquitetura charmosa e um ambiente requintado e bastante movimentado, tanto pelo dia como pela noite.

O Guarani funciona pelo dia aberto, ao público, mas à noite o acesso só mediante reserva de mesa, já que acontece a apresentação de cantores fadistas. É um lugar a parte bastante disputado por quem tem bom gosto, e aprecia a cultura, bom vinho e excelente comida.

O incrível é que o preço não tão alto para proposta do ambiente e vale a penas jantar no Guarani em ocasiões especiais, ou mesmo todas as sextas-feiras.

O Porto também tem muito da história de Portugal, pois foi a primeira sede do governo e também se travou uma das batalhas mais importante do período monárquico, quando havia uma disputa pela coroa entre os irmão Pedro IV ( Pedro Primeiro do Brasil) e D. Miguel, que foi derrotado e expulso de Portugal.

 

Logo em seguida Pedro IV ficou doente e morreu, mas garantiu para sua filha D. Maria II, a coroa portuguesa. Atualmente existe uma estatura em homenagem a Pedro IV na Avenida dos Aliados e seu coração está guardado em uma redoma de cristal na Igreja da Penha. Já seu corpo foi enviado para o Brasil, onde repousa ao lado das duas esposas que teve, no Monumento à Independência em São Paulo, em frente ao Meus Ipiranga que espera há 13 anos uma reforma.

 

O coração de Pedro será pauta de nossa próxima reportagem.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *