Abril: mês de comemorar o aniversário de Penedo com 384 anos
   27 de abril de 2020   │     10:40  │  0

 

A bela cidade de Penedo comemorou este mês de abril (12) 384 anos de sua criação sendo uma das poucas cidades em Alagoas e no Brasil que celebra aniversário já que não se emancipou de nenhum outro município, mas “brotou” do processo de colonização portuguesa e também holandesa. Pendo é uma referencia da memória e da história de Alagoas e do Nordeste por ser uma cidade que possui um dos mais preciosos acervos arquitetônico histórico, comparado a cidades como Olinda, que é patrimônio da humanidade, Vila Rica e Ouro Preto.

 

O Sítio histórico de Penedo é considerado completo para o turismo cultural, possuindo um teatro com mais de 200 anos, dois museus e templos religiosos católicos que são considerados obras de arte da arquitetura colonial e barroca, bem assemelhada a cidades portuguesas. Penedo é “jóia da coroa” da região do Baixo São Francisco, já que é a cidade mais bonita de toda região do vale, desde a Bahia até Alagoas.

Pôr do Sol do Mirante do Palácio Municipal 

Pólo de Conhecimento

Hotel São Francisco se destaca entre o casario colonial

Atualmente a Cidade dos Sobrados vive um momento histórico, quando se prepara para se transformar e um pólo de conhecimento e pesquisa médica, sendo a primeira cidade no Brasil a implantar um curso de pós-graduação com aulas de medicina usando holografia, estudos anatômicos com cadáveres congelados importados dos Estados Unidos e frequência do aluno monitorada por biometria e georreferenciamento.

 

O projeto é “o primeiro em medicina ancorado na lei 13.243/16, também conhecida como o Novo Marco Legal da Inovação, aprovada em 2016 e regulamentada por meio de decreto presidencial em fevereiro último.

Passeio de barco pelas praias fluviais de Penedo

 

Penedo romântica

Nos seus 382 anos de aniversário Pendo tem muito para oferecer aos turistas. Além do acervo arquitetônico tem uma rica gastronomia com bons restaurantes como o Forte da Rocheira, Forte Mauricio de Nassau e o Oráculo.

Na varanda do restaurante Forte Maurício de Nassau

Banhada pelo majestoso rio São Francisco, Penedo oferece também um lindo passeio por suas praias fluviais, ilhas e bancos de areias. Para hospedagem existem pousadas, como a Colonial e o neoclássico Hotel São Francisco, com sua arquitetura dos anos 60 e 70.

Um prato de camarão gigantes

Templo que hospedava os astros do cinema brasileiro, o Hotel São Francisco é uma referência histórica, ainda bem preservada, para hotelaria alagoana que deve há muito tempo uma homenagem a família Peixoto, que construiu esse marco da atividade hoteleira em Alagoas, assim como o maior cinema de Alagoas: o cine São Francisco, hoje transformado em um moderno centro de convenções que será inaugurado ainda este ano.

Vista da varanda do restaurante Forte da Rocheira

E em homenagem a Penedo nosso blog estará postando nos próximos dias reportagens sobre os atrativos dessa bela cidade alagoana. Parabéns a Cidade dos Sobrados !

 

Tags:, , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *