O turismo brasileiro precisa de um selo de garantia sanitária
   24 de abril de 2020   │     18:59  │  1

Os estabelecimentos hoteleiros, assim como outros da atividade turística estão se planejando para retornar as atividades num período a médio prazo (dois ou três meses). Dentro das medidas para está fase, que não é ainda a pós coronavírus, mas durante a situação, que deverá sob controle pelas autoridades devem estar como prioridade a segurança sanitária do estabelecimento.

É imprescindível a criação em nível nacional de um “certificado de garantias”, para dar segurança ao turista de que o estabelecimento hoteleiro, companhia aérea e transportadora (inclui os receptivos), estão higienizados e que possuem normas de conduta de procedimento padrão para manter a integridade da saúde de todos.

Entretanto, no Brasil, até agora o trade vem se preocupando mais em criar estratégias comerciais para garantir a venda do destino. É preciso que todos se unam e busquem juntos as autoridades de saúde, ajuda para elaborar um plano sanitário para ser aplicado na atividade turística, já que envolve grupos de pessoas.

A Abav, Abrassel, Abih já deveriam estar promovendo uma discussão nesse sentido e não apenas promover “live”  e videoconferência para discutir estratégias de marketing e pedir ajuda ao Governo Federal.

Cito aqui como sempre o Portugal, primeiro por se pela terceira vez consecutivo, eleito como o melhor destino turístico do mundo. Lá o empresariado e o Governo estabeleceram um certificado sanitário para os estabelecimentos turísticos, já objetivando o retorno das atividades, que poderão retorna em junho.

O   Conselho de Turismo de Portugal criou o ‘clean and safe’ (limpo e seguro). O selo de aprovação do Turismo de Portugal foi criado para ajudar a incentivar a confiança na segurança do destino entre os visitantes e impedir a propagação da covid-19.

O Governo Português espera que as medidas informem as empresas sobre os requisitos mínimos de higiene e medidas de limpeza para garantir a segurança de seus estabelecimentos, além de promover Portugal como um destino seguro, com medidas em vigor para impedir a propagação do novo coronavírus.

A formalização e a fé público do certificado é gratuita e não obrigatória, mas fiscalizadas com rigor pelas autoridades. Para isso, requer a implementação de um protocolo interno para empresas que, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde de Portugal, asseguram que as medidas de higiene necessárias estejam em vigor para evitar riscos de contágio. A validade é de um ano.

Portugal sai na frente de outros países e já a partir de hoje o selo ‘Clean & Safe’ pode ser obtido on-line a partir de hoje (24), nas plataformas digitais do Turismo de Portugal: RNET (Registro Nacional de Empresas de Turismo), RNAAT (Registro Nacional de Agentes de Entretenimento Turístico) e RNAVT (Registro Nacional de Viagens).

Após a apresentação da Declaração de Compromisso, as empresas podem divulgar o selo “Clean and Safe”, fisicamente em suas instalações ou por meio de suas plataformas digitais. Uma boa sugestão para ser seguida pelos empresários brasileiros.

 

 

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. marconnimoreira

    No presente momento em que o mundo vem atravessando, a segunda fase dessa onda, é há necessidade da reorganização da estrutura turística, através de medidas práticas com todos os componentes dos que fazem o TURISMO sua fonte econômica.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *