Feira livre de Arapiraca, manifestação da cultura nordestina
   13 de abril de 2020   │     6:00  │  0

Uma das feiras livres mais tradicionais de Alagoas acontece em Arapiraca todas as segundas-feiras, volta a ocorrer normalmente hoje, depois de ter sido suspensa por duas semanas, devida as medidas para contenção de contaminação do coronavírus. A feira de Arapiraca é um atrativo turístico por ser uma amostra da autentica exposição de rua da cultura nordestino.

A feria reúne comerciantes de todas a região do Agreste e Sertão de Alagoas e de outros estados vizinhos, mas nesta próxima segunda-feira, esses comerciantes de outras localidades, não poderão participar por determinação da Prefeitura, que está realizando controle e fiscalização dos feirantes. Somente os comerciantes de Arapiraca estão autorizados a participar.

A feira é um evento que se transformou, ao longo dos mais de 50 anos de existência, num encontro de produtores e criadores rurais, além de oferecer de tudo de nossa gastronomia regional. Também serve de espaço para apresentação cultural e artística para atores, cantores e declamadores de poesia de cordel.

Uma atração turística ainda pouco divulgada, mas que assim mesmo tem atraído visitantes que buscam conhecer as raízes nordestina do Sertão.

A suspensão feira livre foi realizada por uma questão justa que é a preservação da vida, mas que aos poucos volta a normalidade, dentro do controle sanitário necessário. A liberação também salvou a população da exploração promovida pelos supermercados, que além de não oferecer produtos de boa qualidade, subiram os preços dos alimentos em torno de 25%.

Feiras

Mas Arapiraca não tem só a grande feira livre das segundas-feiras, mas várias feiras durante a semana. Às quintas-feiras acontece a tradicional feira do peixe no bairro Brasília, onde são vendidos furtos do mar, além de pescados criados em cativeiros como tanque e rede no rio São Francisco e também em açudes.

E em outros pontos da cidade acontecem feiras de produtos específicos como: fumo, móveis, veículos, animais, além dos artistas da terra, que se apresentam na Praça Luiz Pereira Lima, com muita música e poesias é alegria nordestina que toma contas das ruas da capital alagoana do Agreste.

A cidade se transforma toda segunda-feira, num centro de convivência da população do Agreste e Sertão e que neste período de pandemia de coronavírus terá que ser controlada com regras e muita fiscalização, principalmente distância entre as pessoas. Que todos possam aproveitar a feira livre dentro das normas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *