Pandemia vai ajudar empresas que já estavam mal
   9 de abril de 2020   │     16:00  │  0

 

A crise financeira causada pela pandemia do coronavírus atingiu todas empresas em todo mundo, mas e preciso também se fazer uma análise de quem já estava mal, e de encontrou no cenário atual uma maneira de cortar custos, ter prazo para o pagamento das dívidas e ainda conseguir crédito junto às instituições financeiras e até do Governo Federal.

No Brasil, empresas como a CVC Corp e a companhia aérea GOL, já apresentavam problemas financeiros e que de certa forma, com o pacote de medidas que estão para se implantadas, podem ter a oportunidade de oxigenar as finanças, se organizar administrativamente e principalmente ter prazos para cumprimento do pagamento das dividas.

Desde a semana passada que a CVC Corp deveria ter apresentado seu balanço financeiro de 2019, mas até agora não o fez, sob o argumento de que houve um “erro” na auditoria realizada. Ao mesmo tempo, a empresa anuncia mudança no comando, colocando um executivo com perfil do mercado financeiro e não do mundo do turismo.

Este fato é um indício que há um desejo de organizar a casa, com o capital de giro, conseguido com os prazos para devolução do dinheiro dos clientes, que compraram pacotes turístico e não viajaram devido a pandemia. Esse dinheiro será devolvido em 12 suaves prestações.

A empresa também convocou o Conselho de Administração para uma assembleia extraordinária, com o objetivo de eleger os novos conselheiros e também presidente e vice-presidente. Essa outra medida da CVC Corp é um forte indicativo, de que a empresa está realizando uma reengenharia de toda sua estrutura, visando realinhar as finanças e ter um novo modelo de atuação para novo cenário que existirá quando a atividade do turismo

Resultado GOL

A companhia aérea GOL também inicia um trabalho interno de mudanças. E Hoje (7) divulgou os resultados preliminares, mas não auditados do primeiro trimestre de 2020. Os números, segundo a empresa, ainda não refletem totalmente os prejuízos da pandemia, já que os dados são do primeiro trimestre, onde só a segunda quinzena de março apresenta as consequências da pandemia.

O lucro no período contabilizando foi de R$ 0,25 por ação na Bolsa de Valores. O relatório com as projeções preliminares também serviu como uma atualização aos investidores da Gol.

Outros dados apresentados foram a queda da receita em 1% comparado ao primeiro trimestre de 2019 e uma redução de 29% nos custos comparado com o mesmo período do ano passado.

A GOL também declarou a amortização de R$ 490 milhões em dívidas no trimestre, ficando agora com uma dívida equivalente a 2,8 vezes a receita anual da empresa.

Por tanto a pandemia, em alguns casos não quebrou empresas, mas vai ajudá-las a se reorganizar dando prazo para pagamento das dívidas, oxigenou com capital de giro obtido com a retenção dos valores dos pagamentos dos clientes e ainda crédito, além de economizar com a dispensa dos trabalhadores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *