Depois de três de denuncia mineradora recebe equipe de fiscalização da Prefeitura de Craíbas
   26 de março de 2020   │     9:52  │  0

 

Depois de três dias e de muitos apelos e denuncias realizadas pelos operários, que trabalham nas obras de instalação da Mineradora Vale Verde, o prefeito Ediel Leite apareceu saindo de seu isolamento de prevenção ao coronavírus. O prefeito foi até o canteiro de trabalho da empresa, acompanhado por técnicos municipais de saúde, para fiscalizar a situação relatada.

Vale lembrar, que desde que surgiram os quatro casos suspeitos e coronavírus na Mineradora, que a Prefeitura não havia tomado qualquer inciativa preventiva para acompanhar o problema. A Mineradora é que através de deliberação da diretoria, tomou as providencias, mandando os operários para casa e dispensando os outros que trabalhavam na mesma empresa terceirizada.

O superintendente da Mineradora Vale Verde, Tony Lima, tem tomando a frente da situação e disse que a empresa está atenta a seriedade da situação e em momento algum minimizou os acontecimentos, demonstrando assim compromisso e responsabilidade, ao contrário do município.

Responsabilidade social

Dentro da política de responsabilidade social e compromisso de desenvolvimento e bem-estar das comunidades onde está inserida, a Mineradora Vale Verde, tomou a iniciativa em doar, para as prefeituras de Arapiraca e Craíbas, farto material de higiene e esterilização como álcool em gel, água sanitária, detergente e papel toalha.
A Mineradora também reforçou as orientações para um comportamento padrão de ações de higiene pessoal e cuidados, com o objetivo de conscientizar os operário se preservarem de contados direto com objetos e até mesmo colegas de trabalho. A empresa distribui EPIs específicos para a situação atual de combate ao coronavírus, como luvas e máscaras.

Já o município ficou a reboque de todas as iniciativas, sempre aguardando a tomada de posição da Mineradora com relação as providencias.

Leia abaixo ao press-release enviando pela MVV
“A vida, a saúde e a segurança dos trabalhadores e de seus familiares como o valor mais importante de todos para a Mineração Vale Verde (MVV) pôde ser demonstrado nesta quarta-feira (25) à equipe da Prefeitura de Craíbas (AL) que esteve nas instalações do Projeto Serrote, na zona rural da cidade.

A comitiva formada pelo prefeito Ediel Leite; a secretária municipal de Saúde, Tathiane Queiroz; a secretária-adjunta, Flávia Lima; a coordenadora etimológica de Vigilância em Saúde, Cristiene Barbosa; e a coordenadora de Atenção Básica, Jéssica Melo foi recebida pelo gerente geral da MVV, Tony Lima, e pelo gerente de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Assuntos Corporativos (CORA), Renato Saraiva, para apresentar as medidas adotadas pela empresa no combate à disseminação do COVID-19.

Os representantes da Prefeitura realizaram uma inspeção técnica para ver o andamento dos trabalhos após o decreto do Governo de Alagoas na última sexta-feira (20) e que autoriza a continuidade de atividades de construção, como as que atualmente transcorrem no atual estágio do Projeto Serrote. Foi realizada uma ampla vistoria nos prédios administrativos, no refeitório e no novo ambulatório da empresa.

Na oportunidade, Tony reiterou que a MVV segue estritamente todas as orientações da OMS, do Ministério da Saúde e do órgão estadual competente, reforçando a cultura de comportamento seguro junto aos empregados e terceirizados que dão prosseguimento à implantação do Projeto.

Com o intuito de evitar a disseminação do COVID-19, a empresa tem intensificado as ações de comunicação e de treinamento do trabalhadores, bem como a higienização de ambientes e superfícies como maçanetas, mesas, cadeiras, telefones e vasos sanitários além da oferta de álcool gel por todo o Projeto, haja vista que os trabalhadores que atuam na obra já têm a prática do uso correto dos equipamentos de proteção individuais (EPIs), como luvas e máscaras, o que minimiza os riscos de transmissão da doença.

“O que vimos na MVV já era esperado: antes da quarentena ser instituída, a própria empresa já vinha se precavendo. E com o decreto do Governo do Estado, direcionou o distanciamento dos trabalhadores para evitar aglomerações, a orientação quanto à frequente higienização das mãos e o uso de álcool gel no local de trabalho e o envio dos empregados para trabalho remoto, para as funções elegíveis. Nessa vistoria, vimos os escritórios reduzidos e os cuidados existentes. Esperamos que essa fase difícil para nós todos passe o mais rápido possível”, pontuou a secretária-adjunta de Saúde de Craíbas, Flávia Lima.

NOVAS ENTREGAS

A quarta (25) também foi marcada por novas entregas de itens de apoio à população pela MVV à Prefeitura de Arapiraca e ao 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Alagoas: 2.000 litros de sabonete líquido, 30 aventais cirúrgicos e 100 litros de água sanitária. Em dois dias, os 5.000 litros de material de limpeza, aventais e rolos de papel toalha irão apoiar o povo agrestino nesta luta contra o COVID-19, que é de todos nós.

Assim, a MVV reafirma seu compromisso com a saúde dos trabalhadores do Projeto Serrote, seus familiares e as comunidades próximas ao empreendimento, que também integram o território do qual ele faz parte. Precisamos, mais do que nunca, estar juntos para superar este grande desafio”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *