Veja os pontos turístico fechados para visitação
   19 de março de 2020   │     12:01  │  0

Vários pontos turísticos em Alagoas estão fechados a visitação pública e ontem informamos aqui dois principais destinos preferidos pelos nossos visitantes que são  as piscinas naturais de Maragogi e os Cânions do São Francisco. O prazo é entre 5 dias para os Cânions e 7 para as piscinas. Todos os dois atrativos estarão disponíveis a partir da próxima semana, isto é, se a situação for considerada estável pelas autoridades públicas.

Já em Maceió e região metropolitana o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Turismo (Sedetur) e Secretaria Estadual de Cultura (Secult) enviaram para os veiculos de comunicação press-release informando o que os pontos turístico fechados para visitação. Abaixo a nota informativa :

“Em cumprimento das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Governo do Estado de Alagoas para evitar a proliferação do coronavírus (COVID-19) que acomete boa parte da população mundial, alguns museus, igrejas históricas e equipamentos turísticos alagoanos estão fechados para visitação. Alguns passeios também foram impedidos de serem realizados. 

O tradicional passeio às piscinas naturais de toda a costa do Litoral Norte alagoano, que compõe a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, que compreende das cidades de Paripueira a Maragogi, estão suspensos. A decisão foi publicada ontem pelo o Governo Federal, por meio do Instituto de Conversação do Meio Ambiente (ICMBio), responsável pelo manejo ambiental da região. A decisão é válida por um período de sete dias. Já as piscinas naturais de Maceió seguem abertas à visitação. 

Segundo a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que gerencia alguns museus e prédios históricos em Maceió, estão fechados o Museu Palácio Floriano Peixoto, Museu da Imagem e do Som de Alagoas, Memorial à República, Biblioteca Pública Estadual Graciliano ramos, Complexo Cultural Teatro Deodoro, Teatro Deodoro e Teatro de Arena.

Sob a gerência da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Museu Theo Brandão, em Maceió, também está fechado. Nas cidades históricas de Penedo, na região dos Caminhos do São Francisco, a visitação a museus e igrejas históricas acontecem normalmente. Já em Marechal Deodoro, o Museu de Arte Sacra está fechado por quinze dias, e a Casa de Marechal segue com visitação aberta ao público. Os passeios de barco pelo Praia do Francês e Lagoa Manguaba também estão suspensos por dez dias. 

Em Piranhas, no alto Sertão alagoano, a visita está suspensa a todos equipamentos turísticos por tempo indeterminado. Na região dos Quilombos, a visitação ao Parque Memorial Quilombos dos Palmares segue normalmente. Já a cidade de Viçosa, suspendeu os passeios a cachoeira do Anel, por tempo indeterminado.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, o mundo e, por consequência Alagoas, vive uma situação atípica que certamente trará prejuízos ao turismo, porém é preciso ter cautela para reduzir os danos ao máximo. 

“Infelizmente a pandemia do coronavírus afeta o turismo em Alagoas, fazendo com que alguns equipamentos e passeios deixem de funcionar. Porém, até o momento, medidas como bloqueio de estradas e praias não foram cogitadas. O que estamos fazendo é buscar conscientizar as pessoas da importância de não cancelar a viagem, apenas remarcar para um nova oportunidade, para que o turista não perca o investimento e o turismo sofra o mínimo possível com essa situação. Além disso, é importante focar nos pequenos negócios, utilizando no dia a dia os serviços de Delivery e trocando as grandes redes por empreendimentos menores, que são os primeiros a sentir as consequências em um momento como esse. Esperamos que em breve tudo esteja normalizado e a cadeia turística volte a crescer e siga gerando emprego, renda e oportunidade para todos os alagoanos”, frisou Rafael Brito. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *