ICMBIo manda suspender todas atividades turística dentro da APA dos Cânions
   18 de março de 2020   │     10:40  │  0

 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), unidade do Monumento Natural do São Francisco emitiu agora determinação expressa, mandando encerrar por cinco dias todas as atividades turísticas na região dos Cânions do São Francisco. Este prazo poderá ser prorrogado.

A determinação serve para trilhas, passeios e visitas a sítios arqueológicos, além bares e restaurantes localizados dentro da unidade de conservação, sendo mais rigoroso que a norma estabelecida na APA dos Corais, em Maragogi e região, onde o ICMBio apenas proibiu o acesso às piscinas naturais.

Nota ICMBio

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE MONUMENTO NATURAL DO RIO SÃO FRANCISCO Avenida Maranhão, número 79, – Paulo Afonso – CEP 48606500 Telefone: (75)3282-5306 Ofício Circular SEI nº 2/2020-MONA Rio São Francisco/ICMBio Paulo Afonso, 17 de março de 2020

Aos prestadores de serviço de atividades de visitação Monumento Natural do Rio São Francisco, Prefeituras Municipais, Associações e demais Instituições que atuam direta ou indiretamente na Unidade de Conservação e a comunidade em geral:

Assunto: Suspensão das atividades de visitação Senhores e Senhoras

1. Cumprimentando-o cordialmente, em face do risco de disseminação da infecção respiratória COVID19, causada por vírus membro da família do Coronavírus e recentemente classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como pandemia, as atividades de visitação foram suspensas determinação do Presidente da República, conforme texto logo a baixo retirado do Ofício Circular SEI no 12/2020-GABIN/ICMBioCircular .

“Prezados Senhores, 1. Cumprimentando-o cordialmente, o Ministério do Meio Ambiente informa que, por determinação do Presidente da República, será suspensa a visitação pública nas Unidades de Conservação Federais pelo período de uma semana a contar da presente data. 2. Por fim, colocamo-nos à disposição para esclarecer eventuais duvidas e auxiliar no que julgar necessário. Atenciosamente, HOMERO DE GIORGE CERQUEIRA Presidente” 2. Sendo assim, cientificamos, através deste, os prestadores de serviço da proibição das Ofício Circular 2 (6836366) SEI 02124.000480/2020-90 / pg. 1 atividades de visitação na Unidade, será suspensa a visitação pública nas Unidades de Conservação Federais pelo período de uma semana a contar do dia 17 de março de 2020, incluindo passeio em embarcações, trilhas e demais atividades turísticas no interior da UC. 3. Solicitamos apoio às Prefeituras, Associações e outras Instituições na comunicação aos prestadores de serviço e visitantes que realizam/realizariam passeios no território da UC. 4. Por fim, a recomendação do Chefe do MONUMENTO NATURAL DO RIO SÃO FRAN CISCO é seguir o determinado no Ofício Circular SEI no 12/2020- GABIN/ICMBio Circular, alinhado às recomendações do Ministério da Saúde e considerando que é dever de todos zelar pela saúde da coletividade e dos mais suscetíveis, agradecemos a colaboração e orientamos que evitem atividades com aglomerações de pessoas. Atenciosamente, EMERSON LEANDRO COSTA DE OLIVEIRA Chefe da UC Federal do Monumento Natural do Rio São Francisco Documento assinado eletronicamente por Emerson Leandro Costa de Oliveira, Chefe, em 18/03/2020, às 09:28, conforme art. 1º, III, “b”, da Lei 11.419/2006. A autenticidade do documento pode ser conferida no site.

 

NOTA ICMBIO NOTA 22

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *