Companhias aéreas de todo mundo pedem ajuda aos governos
   17 de março de 2020   │     10:00  │  0

As companhias aéreas filiadas as três alianças globais enviaram aos governos de todo mundo que ajude a manter as empresas durante esse período de pandemia que vive o mundo.  As três alianças globais de companhias aéreas Oneworld, SkyTeam e Star Alliance estão convocando governos e stakeholders a tomar medidas para aliviar os desafios sem precedentes enfrentados pela indústria aérea global em meio à pandemia de covid-19.

As três alianças, que representam quase 60 companhias aéreas em todo o mundo, estão apoiando fortemente um pedido da Iata para que os órgãos reguladores suspendam as regras de uso de slots para a temporada de verão no Hemisfério Norte em 2020, já que a indústria aérea sofre reduções extraordinárias na demanda de passageiros.

As alianças dão boas-vindas às medidas tomadas nos últimos dias por alguns órgãos reguladores, que suspenderam temporariamente as regras de slots e estimularam outros órgãos a seguir o exemplo imediatamente. Elas também solicitam que seja considerada a extensão das suspensões por toda a temporada operacional.

 

O impacto do coronavírus na indústria aérea é significativo, com a Iata estimando em até US$ 113 bilhões as perdas de receitas oriundas de passageiros das companhias aéreas globais. Espera-se que o impacto tenha um efeito cascata na cadeia de valor que suporta a indústria aérea. O cenário de perda de receita prevista não inclui restrições de viagem impostas recentemente pelos Estados Unidos e outros governos.

Para aliviar as pressões enfrentadas pelas aéreas no atual ambiente operacional e em apoio à declaração da Iata de 12 de março, as três alianças pedem que os governos do mundo inteiro se preparem para os amplos efeitos econômicos das ações adotadas pelos países para conter a disseminação do covid-19 e avaliem todos os meios possíveis para ajudar a indústria aérea durante esse período sem precedentes.

As alianças também apelam a outros stakeholders para fornecer apoio. As operadoras aeroportuárias, por exemplo, são instadas a avaliar as taxas de embarque para mitigar a pressão financeira pelas companhias aéreas, devido a um severo declínio na demanda de passageiros.

“Durante esse momento de dificuldade e incerteza, é importante que a indústria aérea trabalhe ainda mais próxima dos stakeholders para mitigar impactos adversos do vírus e colaborar em áreas que estão sob nosso controle. Os governos devem implementar as medidas que considerem necessárias para conter a disseminação e devem estar preparados para as implicações econômicas em larga escala que resultarão dessas medidas”, afirma o CEO da Oneworld, Rob Gurney.

As companhias aéreas membros das três alianças globais implementaram medidas urgentes para lidar com o impacto do coronavírus, como reduções de capacidade muito significativas, iniciativas de economia de custos e aprimoramento dos procedimentos de limpeza e de atendimento ao cliente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *