Presidente da TAP diz que empresa está no rumo certo
   24 de fevereiro de 2020   │     6:00  │  0

O presidente da companhia aérea TAP, Antonoaldo Alves disse que a empresa está no rumo certo, investindo na renovação da frota e na abertura de novas rotas. Segundo ele, o bom sinal disso é que a empresa está pagando suas contas depois de cinco anos, além de está contratando pessoas, como 600 assistentes e 300 pilotos. O CEO da TAP fez as declarações ao jornal espanhol El País.

O prejuízo anunciado de 150 milhões de euros, em 2019, segundo ainda Antonoaldo Alves, já era esperado. “Estamos a atravessar um enorme processo de transformação. Não vamos arriscar o longo prazo pelo curto. A aviação é um negócio de longo prazo”, declarou o representante da TAP.

Segundo ainda ele, os números negativos têm origem na aquisição de novas aeronaves e no preço dos combustíveis, mas justifica que aumentou também o número de passageiros viajando pela TAP, um fato considerado positivo.

“Tudo leva tempo a amadurecer. É preciso experimentar os aviões novos e os antigos não são devolvidos de graça, em média custam cinco milhões de euros” completa ele.

“A minha missão enquanto administrador é preparar a empresa para ter acesso a todas as fontes de capital. A bolsa não é necessariamente o destino final, mas é importante que a empresa esteja preparada”, disse ele.

Antonoaldo Alves disse que as relações com o Governo de António Costa são “boas” e que a TAP,  não contribui para o déficit do Estado. Segundo ainda ele a TAP deixou de ser um problema para o Estado.

O presidente da TAP fez criticas também a empresa francesa VINCI, que administra os aeroportos nacionais. Segundo ele a VINCI prejudica as contas da companhia de aviação. A dona da ANA vai abrir duas saídas rápidas de pista no Aeroporto Humberto Delgado, uma solução que, segundo Antonoaldo Neves, favorece 20% dos movimentos do aeroporto, e nenhum deles é da TAP.

Segundo Antonoaldo Alves outra solução proposta e que favorecia 100%, mas a VINCI não aceitou. Depois propôs pagar a obra, mas também recusaram. Para o presidente da TAP, a postura dos franceses é “incompreensível”. “Não se pode dar as infraestruturas de um país em regime de monopólio, sem exigir que façam investimentos”, declarou ainda o presidente da TAP.

Novas ligações

Sobre o lançamento da ponte aérea transfronteiriça, entre Lisboa e Madrid, que começa a partir do dia 29 de março, o presidente da TAP, prevê oito ligações diárias entre as duas capitais ibéricas.

Segundo Antonoaldo Neves as ligações com o país vizinho devem crescer em torno de 40%, com previsão de seis voos diários entre Lisboa e Barcelona, quatro para Sevilha, três para Bilbau, Valência e Málaga e dois para Alicante.

Também terá duas ligações para Santiago de Compostela, ao mesmo tempo que se mantêm os voos para Tenerife a Gran Canária, ao mesmo tempo que será o fim da ligação do Porto a Barcelona e aumentam para seis os voos diários do Porto para Barcelona.

Fonte El País

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *