Lisboa ganha mais uma atração com a reabertura do Jardim Botânico
   22 de janeiro de 2020   │     16:00  │  0

O Jardim Botânico Tropical de Lisboa será reaberto neste sábado com entrada gratuita e uma programação especial que inclui muita atividade cultural que vão desde dança até visitas guiadas.

O local é administrado pela Universidade de Lisboa, que está situado em Belém desde 2015, em conjunto com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência. O instituto adiantou que este foi o final da primeira fase do Programa de Recuperação e Beneficiação do Jardim Botânico Tropical, que prevê não só intervenção paisagística como do património edificado.

A cerimônia oficial de inauguração será às 12h00, seguindo-se uma visita guiada com o arquiteto Luís Paulo Ribeiro. Entretanto a abertura ao público, com entrada livre, decorre a partir das 14h00 e seguem-se as visitas guiadas “Exposição do Mundo Português” (às 14h30, com Margarida Magalhães Ramalho), “Plantas na minha comida” (às 14h30, com Raquel Barata) e o espetáculo “Dança do Leão”, pelas 15h30. Entre as 14h00 e as 17h00, estarão no jardim ilustradores, a desenhar o jardim, um mercado, assador de castanhas e bancas com comida de rua.

A programação especial continua no domingo com celebrações que prosseguem com três visitas guiadas: “Plantas do JBT e seus habitats naturais” (às 11h00 com César Garcia), “Jardim Renascentista” (às 12h00 com Ana Godinho) e “As plantas do JBT, onde a ciência se concilia com a arte” (às 14h30 com Ana Luísa Soares). Um concerto de guitarra portuguesa acontece ainda pelas 15h30.

O Jardim Botânico Tropical de Lisboa foi criado em 1906 e hoje é um dos espaços verdes mais importantes da cidade, no contexto da organização dos serviços agrícolas coloniais e do Ensino Agronómico Colonial no Instituto de Agronomia e de Veterinária. Atualmente, totaliza sete hectares de terreno e cerca de 500 espécies perenes, a maioria de origem tropical e subtropical.

Cortesia portal tripseek.news

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *