Crise Turnet: Braztoa busca evitar abalo na credibilidade das operadoras
   13 de janeiro de 2020   │     20:35  │  0

Operadores de turismo tentam amenizar crise gerada pela suspensão das operações da Turnet e emitem nota de esclarecimento afirmando que 80% dos passageiros da empresa tiveram seus problemas resolvido. Todas são vendas de produtos nacionais, especialmente resorts, especialidade da Turnet.

Uma reunião extraordinária foi realizada hoje da Braztoa e contou com a presença de dez associados, em São Paulo e contou com o Renato Carone, diretor proprietário da empresa e o presidente da Roberto Nedelciu.
Os operadores Braztoa irão conversar com fornecedores ou oferecer preços de custo para a realização da viagem desses 20% de clientes da Turnet ainda sem solução, já que a decisão da diretoria da Turnet, afeta a credibilidade das operadoras, no mercado.

Para o presidente do Maceió Convention&Visitors Bureau (MC&VB), Glênio Cedrim, “o mercado de comercialização turística tem mudado fortemente com as operadoras on-line nestes últimos anos”, análise ele. “Neste cenário as OTAS de porte menores terão muita dificuldade de sobreviver, principalmente neste nicho de mercado que a Turnet atuava”, declarou Glenio.

Credibilidade

A operadora continuou associada à Abav-SP. Mesmo com a saída da Turnet do quadro de associados, a Braztoa convocou duas reuniões para analisar e definir estratégias. O presidente da Turnet, Roberto Nedelciu disse ainda que Renato Carone está com uma equipe de 12 profissionais na empresa atendendo as agências (pelo e-mail [email protected]), e que reafirmou que a operadora de 20 anos não fechou e sim deixou de operar e vender para que o problema não aumentasse.

Depois da reunião com Renato Carone e as associadas, as entidades Abav Nacional, Abracorp, Abav-SP, Aviesp, Avirrp e Air Tkt, fizeram uma reunião entre elas para avaliar o caso e tentar minimizar o impacto em plena alta temporada de verão. Qualquer passageiro que fique no chão, no meio da alta estação, poderá gerar prejuízos à imagem de todo o setor, daí a necessidade de união do trade.

Confira abaixo o comunicado das entidades:

“COMUNICADO

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens – Nacional), a Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), a ABAV São Paulo (Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo), a Aviesp (Associação dos Agentes de Viagens do Interior do Estado de São Paulo), a Avirrp (Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região) e a Air Tkt (Associação Brasileira dos Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagem) tiveram conhecimento do comunicado expedido pela Turnet ao mercado.

As entidades estão trabalhando em conjunto, respeitando sempre as regras estatutárias às quais estão sujeitas, para minimizar, na medida do possível os impactos no mercado.

A Turnet comunicou às entidades que está totalmente empenhada na busca de soluções para todos os seus clientes, na medida em que os casos já foram mapeados e que as agências e clientes afetados serão atendidos, respeitando a ordem cronológica dos embarques.

A empresa disponibilizou um canal exclusivo para esses atendimentos, pelo e-mail [email protected].

Portanto, as agências de viagens devem contatar a Turnet para verificar o status das reservas dos serviços contratados pela operadora.

Diante da situação, a BRAZTOA promoveu uma reunião entre seus associados para que, de acordo com o perfil de operação e disponibilidade de cada um, possam auxiliar na busca de soluções para as agências e/ou passageiros afetados.

As associações que assinam abaixo continuarão trabalhando pelo desenvolvimento e sustentabilidade dos seus associados e do setor de Turismo no Brasil.

São Paulo, 13 de janeiro de 2020.

Magda Nassar
ABAV NACIONAL – Associação Brasileira de Agências de Viagens – Nacional

Fernando Santos
ABAV SÃO PAULO – Associação Brasileira de Agências de Viagens – São Paulo

Gervasio Tanabe
ABRACORP – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas

Marcos Lucas
AVIESP – Associação dos Agentes de Viagens do Interior do Estado de São Paulo

Assis Leite
AVIRRP – Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região

Juarez Cintra Neto
AIR TKT – Associação Brasileira dos Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagem

Roberto Haro Nedelciu
BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *