O paraíso da reserva ecológica do Castanho
   17 de dezembro de 2019   │     15:00  │  3

O Sertão de Alagoas continua em alta sendo um dos destinos turísticos nacionais mais procurados, principalmente depois das produções de telenovelas e cinematográficas, que revelaram ao Brasil uma região lindíssima do Nordeste, que até então permanecia desconhecida. Neste contexto Alagoas aprece com destaque, porque os locais mais bonitos do lago de Xingó e dos cânions estão em nosso estado, entre os municípios de Piranhas, Olho D Água do Casado e Delmiro Gouveia.

Nesta região encontramos locais de uma beleza natural única na América Latina, como por exemplo, a reserva ecológica do Castanho, que possui trilhas que nos levam às grutas com pinturas rupestres de oito mil anos atrás, que já mostramos em reportagem aqui em nosso blog.

 

Pequeno museu

A reserva ecológica do Castanho possui também um complexo de ecoturismo, com restaurante, área de lazer e até um pequeno museu com peças que contam um pouco da história da região do Sertão, desde fosseis até pedras de arenito, onde se observa o registro de nossa pré-história. Neste pequeno acervo do Castanho tem também utensílios usados pelos primeiros colonos que chegaram a região, com ferros de passar roupa à carvão, maquinas de costuras antigas, luminárias que acendiam com a utilização de gordura de animais e muito mais.

Passeios

A reserva ecológica do Castanho também oferece roteiros de passeios no lago de Xingó e nos cânions do rio São Francisco, além da prática de esportes radicais, como o rapel nos paredões descendo até o rio.  Uma confortável catamarã está disponível para passeios, como também lanchas e uma plataforma flutuante que serve de base para receber os visitantes.

Os passeios ocorrem diariamente nos dois horários, mas para isso é preciso realizar a reserva com antecedência pelos telefones que disponibilizamos abaixo. Os passeios de catamarã ocorrem pelo lago de Xingó até o riacho do Talhado em Alagoas. Durante o percurso o guia de turismo realiza explicações sobre a formação geológica da região e diz também como se formou o grande lago de Xingó, onde foi construída uma das maiores hidrelétricas do Brasil.

O local oferece cenários lindos para se fotografar e também momentos de reencontro com o criador que na gruta de São Francisco de Assis, onde a embarcação faz uma parada para orações. Na plataforma flutuante os visitantes têm a oportunidade de tomar um banho e também praticar o rapel e tomar um banho no rio.

Também existe a opção de visitar o riacho do talhado de canoa. Um lugar muito bonito, que ser formou com o enchimento do lago de Xingó. A canoa passa entre paredões enormes onde a água reflete a luz do Sol, dando ao local um cenário místico, proporcionando lindas fotografias. Uma parte do passeio que não pode se deixar de visitar.

Restaurante

O passeio pode incluir o almoço, se o visitante optar por isso. O cardápio é o mais variado possível, priorizando a culinária regional, como o feijão verde com farofa, bode assado, carneiro guisado, tilápia na brasa e a tradicional peixada de surubim. Pra beber sucos da época na região como umbu, cajá, laranja, abacaxi, melancia e outros mais. A sobremesa também é diversificada com sorvete de frutas tropicais.

E a cesta (descanso) está garantida bastando se deitar nas redes disponibilizadas às margens do rio São Francisco, a sombra das algarobas e ao som dos pássaros, que cantam o dia todo no Castanho. Um dia para descansar e meditar sobre as coisas boas que a vida nos proporciona. Bem vamos ficando por aqui e aproveite para fazer logo sua reserva e pegar a estrada. O paraíso do Castanho lhe espera.

Reservas

 

 

 

Tags:

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Jose Carlos

    Gostei muito de seu Post!

    Esclarecedor e agregou mais conhecimento para minha vida.

    O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.

    Jose Carlos

    Reply
  2. Silvio

    Gostei muito de seu Post!

    Esclarecedor e agregou mais conhecimento para minha vida.

    O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.

    Jose Carlos

    Reply
  3. Jaina Fernandes

    Bom dia nobre Jornalista! Estou encantada com seu Blog. Bastante informativo e com certeza alimenta conhecimento, atualização das notícias para qualquer pessoa… Parabéns! Alagoas é um lugar dos meus sonhos… tenciono conhecer, e não é de hoje. Esta reportagem magnífica vai de encontro com os melhores negócios do Turismo…comida típica como atrativo, lugar paradisíaco, organização, localização esplêndida, geração de emprego e renda, entre todos os quesitos já mencionados na matéria.
    Peço licença para diariamente me fazer presente aqui, e quando quiser, compartilhar suas matérias no meu Facebook, inclusive em um Grupo sobre TTURISMO E MEIO AMBIENTE. Pode me responder por e-mail ou aqui mesmo se aceita o meu pedido, e desde já, agradeço a sua compreensão!!!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *