Dicas para o réveillon em Portugal e toda Europa
   16 de dezembro de 2019   │     16:00  │  0

Lisboa em Portugal a preferida para o réveillon

Lisboa tem tudo de bom para o turista que deseja passar o réveillon. Principalmente porque hoje é um dos destinos mais procurados no mundo. E a noite de Ano Novo é uma razão de peso. Com o rio Tejo como cenário de fundo, a partir das 22h00, milhares de pessoas reúnem-se na Praça do Comércio para cantar, dançar e assistir a um dos mais incríveis fogos-de-artifício do país. Neste ano, a programação começa mais cedo, a 29 de dezembro, estendendo-se até à madrugada do primeiro dia do novo ano. No entanto, há muito mais para fazer em Lisboa sem ser festejar até cair. Até 5 de janeiro de 2020, pode levar os mais novos a visitar a Aldeia de Natal no Parque Eduardo VII ou a Wonderland Lisboa.

Ponta Delgada, Açores

Os Açores surge como a mais nova opção de réveillon, na condição de ilha, concorrendo com Madeira. O que diz de celebrar o réveillon no arquipélago dos Açores? As Portas da Cidade, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, recebem de braços abertos 2020, sem nunca esquecer o tradicional copo de champanhe, as 12 passas ou o fogo-de-artifício. O programa, normalmente, começa às 22h00 e estende-se até às 02h00. Esta altura do ano é uma oportunidade única para descobrir em família alguns dos lugares mais belos dos Açores. Não deixe de visitar o Jardim António Borges, a Igreja de São José ou a de São Sebastião, o mercado da Graça, o miradouro da Boca do Inferno e a Lagoa das Sete Cidades.

 

Funchal, Madeira

A passagem de ano tem como ponto alto a queima de fogos e de vários pontos do Funchal é possível assistir àquele que é considerado um dos maiores espetáculos pirotécnicos da Europa, inserido num dos mais belos cenários do país.

Dos mais velhos aos mais novos, há diversos pontos onde as famílias se juntam para festejar esta noite especial – na Praça Central da Avenida Arriaga, no Jardim Municipal, na Sé do Funchal e na Praça do Povo – e todos eles têm animações pela noite dentro. Se pretende uma noite mais calma e sofisticada, pode dizer adeus a 2019 no Savoy Palace.

O novo hotel dá as boas-vindas a 2020 com várias experiências. A celebração começa logo no dia 30, com a gala ‘Back to the Future’, e segue no dia 31 com a ‘Viagem no Tempo’, um programa exclusivo em cada espaço do hotel. Os seus terraços, o Galáxia e o Jacarandá, têm vistas de 360 graus para assistir ao fogo-de-artifício. Mesmo nesta altura do ano, não perca a oportunidade para realizar uma caminhada pelas levadas, descer o monte nos tradicionais carros de cesto ou até percorrer a floresta laurissilva.

Vilamoura, Algarve

No Algarve, precisamente na Vilamoura se pode ter uma grande programação de réveillon. Durante o dia, pode optar por levar os mais novos a explorar a ria Formosa, de bicicleta ou a cavalo, ou ainda passear à beira-mar e assistir ao pôr-do-sol. À noite, nada melhor para entrar no novo ano do que na icónica marina de Vilamoura, distinguida pela The Yacht Harbour Association LTD com o prémio International Marina of the Year 2019-2020. Todos os anos é preparado um incrível espetáculo de fogo-de-artifício e um programa musical à altura. E, claro, sempre na companhia da sua família. No entanto, para surpreender tudo e todos, pode também alugar uma embarcação na marina e passar a meia-noite em alto-mar.

 

Agitada cidade do Porto

 

Avenida dos Aliados, ou a Ponte D. Luís e o rio Douro são os cenários principais das celebrações, recebendo um grande número de visitantes todos os anos. Mas é junto ao edifício da Câmara Municipal do Porto que o habitual espetáculo de pirotecnia é lançado à meia-noite. Os concertos musicais começam um pouco antes, por volta das 22h30, mas continuam para lá das 02h00. Como nem todos gostam de agitação e multidões, pode também optar por fazer um cruzeiro no rio Douro com a sua família e assistir ao fogo-de-artifício da embarcação. Um momento único.

Na Europa

 

Rovaniemi, Finlândia

A Europa possui lugares lindíssimos para se passar o réveillon. Rovaniemi, na Finlândia, pode não ser a primeira ideia, mas é uma proposta bem diferente para entrar no novo ano em família. Este programa de sete dias da Nordictur leva-o a descobrir a
capital da Lapónia e o mundo do Pai Natal.

Com estada no Santa’s Hotel Santa Claus, nesta viagem poderá levar os mais novos a visitar o Santa Park, partir num safari com cães-esquimós, conhecer uma herdade de criação de renas, aprender mais sobre o modo de vida e cultura da região, percorrer a famosa aldeia do Pai Natal e explorar o Jardim Zoológico do Ártico. E, claro, tentar ter a oportunidade de assistir ao espetáculo das auroras boreais. A meia-noite será passada junto à margem do rio, após um jantar requintado no hotel. Fogueiras, gelo, neve, luzes, música e dança – a combinação perfeita para uma noite em família. Com direito a diploma de travessia do Ártico.

Viena, Áustria

Não são apenas os mercados de Natal que enchem as ruas e os parques da cidade. A 31 de dezembro, entre as 14h00 e as 02h00, as celebrações do réveillon transformam o antigo centro de Viena numa gigantesca festa. Há espetáculos e concertos para todos – da opera, ao rock, passando pela pop e música eletrónica. Durante a tarde, as escolas de dança profissionais oferecem aulas de valsa gratuitas e, à noite, transformam uma das principais ruas da cidade, Graben, num salão de baile. A praça da câmara municipal e o parque Prater, conhecido como Riesenradplatz, são os melhores lugares para assistir ao fogo-de-artifício. No dia 1 de janeiro, às 11h00, é transmitido na parede da câmara municipal o famoso Concerto de Ano Novo da Filarmónica de Viena.

Berlim, Alemanha

Com cerca de um milhão de visitantes todos os anos, a Party Mile de Berlim é uma das celebrações de Ano Novo mais populares na Europa. Os concertos musicais, as bancas de comida e os espetáculos de luzes estendem-se por mais de dois quilómetros, entre o porta de Brandeburgo e a coluna da Vitória.

Com entrada gratuita, o programa oficial começa às 19h00, mas a partir das 14h00 já pode levar os mais novos a descobrir, calmamente, cada recanto deste recinto e assistir aos ensaios dos espetáculos preparados. E, claro, para os mais resistentes, após o fogo-de-artifício, a animação no recinto continua até às 03h00 e diversos bares e discotecas continuam a festa até às primeiras horas da madrugada. Durante o dia, não deixe escapar a oportunidade para visitar a East Side Gallery, uma secção do Muro de Berlim transformada em galeria ao ar livre, ou a famosa Ilha dos Museus. Dos mais novos aos mais velhos, ninguém vai querer ficar fora desta grande festa.

Paris, França

Em qualquer altura do ano, a cidade dos enamorados é uma das mais belas do mundo, mas na última noite do ano ganha ainda mais charme. A Torre Eiffel, o rio Sena, os Champs-Élysées, todos os principais locais de Paris enchem-se de curiosos para assistir aos vários espetáculos pirotécnicos nos céus da cidade. No dia 1 de janeiro, às 14h00, não deixe de marcar presença na tradicional Grande Parade des Champs-Élysées, um desfile com a participação de mais de cem artistas. Para os mais pequenos, a Disneyland Paris preparou um programa de Ano Novo. Além da visita ao parque com diversão garantida, as celebrações incluem um jantar e um espetáculo até às 02h00.

Londres, Reino Unido

Quando o tema é passagem de ano é quase impossível não mencionar Londres. São milhares os visitantes que chegam nesta altura para celebrar. Basta juntar a família e partir numa pequena aventura, o difícil mesmo será escolher uma das muitas opções para assistir ao fogo-de-artifício, um dos mais longos do mundo. Do Big Ben ao London Eye, passando pela Tower Bridge até à zona de South Bank, só tem de encontrar um lugar. Durante o dia, pode perder-se com os mais novos no mundo mágico dos Estúdios do Harry Potter, decorado ao pormenor para a ocasião com adereços dos filmes, ou ainda visitar o parque de diversões Alton Towers, que organiza vários pacotes para desfrutar o dia e a noite em família. E não se preocupe com transportes nessa noite, as viagens de Ano Novo na redes de transportes são gratuitas das 23h45 até às 16h30 do dia seguinte. Não deixe de participar no icónico desfile de Ano Novo de Londres, no dia 1 de janeiro.

Copenhague, Dinamarca

Num passeio a pé ou de bicicleta pelas ruas do centro histórico, é fácil perceber como a cidade se transforma num verdadeiro conto de fadas. O Tivoli Gardens, o segundo parque de diversões mais antigo do mundo, é o local ideal para assistir ao espetáculo. As portas abrem às 11h00 e fecham à 00h30 (as atrações encerram às 21h30) e, aqui, pode assistir ao fogo-de-artifício. As celebrações começam cedo, às 18h00, quando todos se juntam para ouvir o discurso de Ano Novo da rainha. Quando baterem as 12 badaladas, não se esqueça da tradição dinamarquesa pegue numa taça de champanhe e suba a uma cadeira para começar bem o ano.

Colaboração portal português tripseek.news

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *