Agenda “Tô de Férias em Alagoas”
   6 de dezembro de 2019   │     6:08  │  2

 

Em época de dólar em alta, surge a oportunidade de conhecer melhor nosso estado, conhecendo os melhores destinos turísticos. São tantos que as férias é muito pouco para tanta beleza em várias regiões de Alagoas. Por isso para não perde tempo nosso blog vai neste mês de dezembro dar as dicas no “Tô de Férias em Alagoas“.

Todas às sextas-feiras estaremos postando esses paraísos que precisam ser descobertos pelos alagoanos, que muitas vezes buscam em outras estados, o que nossos vizinhos já descobriram, que é a riqueza da beleza natural existente.

Hoje vamos começar pelo Sertão, com a região dos Cânions do São Francisco com suas temperaturas altas transformam a região ainda mais bonita com sol forte e a vermelhado e as águas do Velho Chico, frias para baixar a temperatura.

As aventuras são muitas e começam com trilhas que levam sempre a sítios arqueológicos com pinturas rupestres de mais de 8 mil anos e se transformaram em um dos roteiros preferidos pelos turistas e pesquisadores que se aventuram nas caminhadas pela caatinga.

 

As opções de trilhas são muitas entre elas estão a reserva ecológica do Castanho que dura duas horas e percorrer o leito de um riacho temporário, passa por local conhecido como “parque dos dinossauros” e grutas com pinturas rupestres e termina nas margens do rio São Francisco. Outra é passa pela antiga linha férrea que cruza toda região com pontes de aço inglesas que ainda existem no meio da caatinga e dura também cerca de duas horas.

O Castanho é uma reserva ecológica que conta agora com uma pousada de charme com nove apartamentos, decorados com fotos gigantescas de pássaros existentes na região. O local possui também um restaurante super lindo, com um jardim onde se pode ter por companhia animais silvestres como tejus e pássaros. Além do passeio de catamarã aos Cânions e lugares como o Vale dos Mestres.

Passeios de catamarã

 

Os passeios pelo rio São Francisco são praticamente obrigatórios já que possui toda uma estrutura de lazer e alimentação incrível. Todos barcos possuem guias treinados e uma tripulação que oferece serviço de bordo com bebidas e petiscos. São duas horas de passeio pelas águas tranquilas do rio São Francisco, longo da agitação e das surpresas do mar.

Os passeios de barcos acontecem tanto no Lago da hidrelétrica de Xingó, que tem como base o restaurante Karrancas e Castanho, como descendo o rio São Francisco até o complexo do Cangaço Ecopark. No riacho do Talhado existe também o exotismo do Show da Natureza, onde se pode curtir esportes radicais com rapel e até mergulho, além de pesca no rio.

 

Museus e cultura

Quem vai para região dos Cânions dos São Francisco também tem a oportunidade de ter um roteiro cultural e cientifico, já que a região conta com três museus disponíveis para visitação como o Museu da Pedra em Delmiro Gouveia, Museu do Sertão em Piranhas, onde se conta a história de um dos cangaceiros mais famosos do Nordeste: Lampião.

Em Canindé do São Francisco o Museu Arqueológico do Xingó (MAX) é considerado um dos mais ricos em artefatos que constatam a vida dos primeiros habitantes das Américas. O MAX foi considerado por diretores do Museu do Louvre em Paris como um dos mais ricos do mundo em termos de comprovação dos homens pré-histórico na terra.

 

Baladas

A noite na região do Cânions do São Francisco é agitada com muita música ao vivo no Centro histórico e gastronômico de Piranhas. Os bares e restaurantes disponibilizam mesas e cadeiras nas ruas onde todos se acomodam para ouvir e dançar ao som da musica ao vivo que toca.

 

Muito forró e a boa musica popular brasileira que não deixa ninguém parado. No cardápio dos bares e restaurantes tem tudo de bom desde a comida região como o peixe tilápia, camarão, galinha caipira até o sushi mais sofisticado, além da boa massa italiana.

 

Os profissionais que trabalham com o turismo na região são treinados e capacitados para tratar e atender o visitante da forma mais educada possível e vale ressaltar que não existe o assédio daqueles vendedores de passeio ou bugigangas que em outros lugares não deixa ninguém em paz.

 

Hotéis e pousadas

Em Piranhas os visitantes podem contar com um parque hoteleiro, novo e bem equipado como o Dunen Hotel com 96 apartamentos, restaurante Dona Gui, e piscina além de expor em seus corredores e salas obras de artes lindíssimas.

 

Piscina do Hotel Aconchego do Velho Chico

Já as pousadas localizadas na sua maioria em Piranhas são charmosas, sempre localizadas em pontos de destaque com vistas panorâmicas para o rio São Francisco, como o hotel Aconchego do Velho Chico.

 

DICAS

Onde Ficar: Dunen Hotel/Restaurante 82- 3686-1308/ 98808-235

                      Aconchego do Velho Chico 82 – 98862-0599

Passeios  MF TUR – 079-3346-1184/079-99972-1320/079-99704-7101   

Castanho Receptivo/Pousada/ Restaurante

 

 

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *