União dos Palmares entra no roteiro turístico
   22 de outubro de 2019   │     18:00  │  0

Texto Ivaldo Pinto

União dos Palmares, na Zona da Mata, tem tudo para se transformar num importante polo turístico de Alagoas com o aproveitamento do turismo étnico e cultural. Potencial não lhe falta. A Serra da Barriga, por exemplo, a maior atração, com forte apelo turístico, é um lugar mágico, único no mundo. Só existe em Alagoas, e, por isso, deveria ser melhor trabalhado pelo governo do Estado, por meio do órgão oficial de Turismo,  em nível nacional e internacional.

A Serra da Barriga é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1985. É no platô da serra, distante 9 km da sede do município, que está instalado o Parque Memorial Zumbi dos Palmares, concebido para homenagear o líder negro Zumbi, cuja inauguração se deu em 2007.

O equipamento, Patrimônio Cultural do Mercosul desde 2017, reconstitui o cenário de uma das mais importantes histórias de resistência à escravidão em todo o mundo. Segundo historiadores, o Quilombo dos Palmares, destruído por Domingos Jorge Velho em 1695, tinha à época uma população de cerca de 30 mil escravos, sendo considerado o maior e mais organizado das Américas.

Além da Serra da Barriga, União dos Palmares tem também atrações culturais como o Memorial Jorge de Lima, local onde viveu o príncipe dos poetas brasileiros; a Casa-Museu Maria Mariá, que guarda o acervo da professora, historiadora, jornalista e folclorista, e o Mercado de Artesanato, que funciona em um dos galpões da Estação Ferroviária, comercializando uma variedade de produtos artesanais.

Vale, também, visita ao povoado Muquém, distante 5 km de União dos Palmares. No local, habitado por descendentes de escravos, há o Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes, que comercializa bonecos e panelas de barro. Outra boa pedida é ir a Fazenda Anhumas, distante 10 km da sede do município, que atende por agenda.

A Fazenda Anhumas oferece pacotes para passeios em trilhas da Mata Atlântica, visita à sede – um bonito casarão construído no século 19 –,  com móveis antigos e peças que lembram as tradicionais fazendas da época colonial, em perfeito estado de conservação. A fazenda serve, ainda, almoço (opcional), com saborosos pratos da comida regional.

União dos Palmares, município polo da Zona da Mata alagoana, tem  uma população estimada de 65.611 habitantes, localizado a 76 quilômetros de Maceió. Em se tratando de hospedagem, uma boa opção é o Quilombo Park Hotel (hotel fazenda), localizado às margens da BR-104, a 2,3 km do centro de União. Há outros hotéis e pousadas, bem como restaurantes e bares no centro e arredores da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *