Banco de camarões do Peba pode ter sido atingido por manchas de óleo
   16 de outubro de 2019   │     7:43  │  0

 

Os bancos da camarões do Pontal do Peba, um dos maiores do Nordeste, pode ter sido atingido pela mancha de óleo cru, que atingiu toda região de praias. A informação é dos próprios pescadores que relatam a redução da pesca na região, depois do surgimento do problema.  Se isso ocorreu realmente, então estamos diante de uma grande desastre ambiental e também social, que vai afetar a economia de toda uma região.

Estamos vivenciando um dos maiores desastres ecológicos já ocorrido no Nordeste Brasileiros com o surgimento das manchas de petróleo cru. O mais grave desse acontecimento ambiental é que ele se caracteriza como continuo já que diariamente surgem novas placas de óleo nas areias levantando a possibilidade de não ser um evento temporal.

Diante dessa possibilidade fica a grande apreensão do impacto nas reservas ecológicas já que até agora não foi realizada uma verificação na enorme muralha de corais, que formam a APA Costa dos Corais, que vai de Tamandaré em Pernambuco, até Paripueira em Alagoas e constitui o segundo maior do mundo.

Mesmo com a afirmativa dos órgão governamentais de que às águas do mar, não sofre contaminação por parte desse petróleo cru, fica as dúvidas se os fluídos mais leves, que se soltam das placas, não causa problemas na fauna e flora marinha, como os moluscos, crustáceos e algas, que têm como função biológica filtrar a água do mar, para obter alimentos e o oxigênio necessário. Em meio as diversas possibilidades de danos ambientais, surgem uma informação nova que é o indicativo de que a macha de óleo, já causa efeitos na fauna e flora marinha.

Esta agendado para ocorrer amanhã no Pontal do Peba uma grande mutirão de limpeza das praias, mas a grande preocupação a partir de agora é com a atividades pesqueira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *