Maragogi sedia Seminário Nacional de Turismo Sustentável
   9 de outubro de 2019   │     22:21  │  0

 

Acontece hoje em Maragogi o Segundo Seminário Nacional de Governança para o Turismo: desafio para o desenvolvimento sustentável nos Municípios. O tema do evento  o debate do potencial turístico das Unidades de Conservação (UCs). O evento vai até o dia 12 outubro, no Salinas Resort de Maragogi.

O evento é organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), Prefeitura de Maragogi e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM. Entre os participantes estão dos parlamentares integrantes da Frente Parlamentar e Turismo, presidente da Embratur, Gilson Neto, presidente do ICMbio e Sebrae e autoridades estaduais, prefeitos e vereadores, além de empresários do setor de turismo.

Com uma programação política e técnica abrangente, o Seminário vai possibilitar a articulação entre diferentes instâncias de governo e setores envolvidos com o turismo em UCs. Para a cerimônia de lançamento, estão confirmadas as presenças do presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto, e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Homero Cerqueira.

Discussões técnicas

Eles estarão acompanhados de representantes da CNM, da OCBPM e de Maragogi, além dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, e de Meio Ambiente de Alagoas, Fernando Pereira. Brito integra ainda a primeira mesa de debates, com o tema Políticas públicas integradas para governança do turismo em Unidades de Conservação.

Os debates que vão ocorrer na quinta-feira à tarde e na sexta-feira, durante todo o dia, têm como foco a troca de conhecimento e de experiências dos mais de 1.700 Municípios brasileiros com UCs em seus territórios. Para isso, serão apresentadas boas práticas das prefeituras e secretarias municipais. É o caso de Tamandaré, em Pernambuco, que faz parte da extensa Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais e divide, com Rio Formoso, a Reserva Biológica de Saltinho. E de Jijoca, no Ceará, onde está localizado o Parque Nacional de Jericoacoara.

A CNM lembra que, apesar de as inscrições para o evento serem gratuitas, os custos com a viagem são de responsabilidade dos participantes. Nesta semana, o prefeito Carlos Henrique Vasconcelos, de Porto de Pedras, a 20 km de Maragogi, esteve na sede da Confederação e lembrou que, por ser muito turística, a região tem alta demanda por hospedagem. Portanto, os interessados devem definir os detalhes o quanto antes. Ele também fez um convite aos gestores que aproveitem a ida à Maragogi para conhecer os pontos turísticos vizinhos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *