Um mergulho no Vale dos Mestres em Piranhas
   15 de setembro de 2019   │     6:00  │  0

 

IMG_8418

O rio São Francisco é uma caixinha de surpresas e belezas indescritíveis como o misterioso Vale dos Mestres, localizado entre os lagos represados de Paulo Afonso e Xingó. O lugar é único, já que fica localizado em uma entrada das águas, onde antigamente era um penhasco antes da inundação da região pelo represamento em Xingó.IMG_8384

O Vale dos Mestres possui uma pequena e estreita praia, formada entre paredões dos cânions, por onde descem no inverno, as águas de riachos temporários. Qualquer barulho ecoa pelos paredões fazendo-se ouvir a distância. Mas a recomendação é para que todos, que vão ao lugar fiquem em silêncio, para ouvir a mãe natureza. O vento é único que pode “falar” aqui, juntamente com os pássaros que habitam o lugar.

IMG_8423

As águas são transparentes e pode-se ver o fundo do rio e a vegetação que vem tomando conta de todo leito do São Francisco. É o chamado “cabelo” que se proliferou em grande quantidade, desde que o rio perdeu sua força na correnteza e deixou de provocar as enchentes, que limpavam o fundo do rio levando tudo para o mar.IMG_8385

Neste ambiente exótico, onde se pode sentir a força da natureza criou-se uma fauna própria, que segue as leis da sobrevivência, na cadeia alimentar. Tucunarés, pirambebas e os cágados d’ água, que podemos chamar de tartarugas do rio São Francisco, são uma fauna abundante.

O mergulho nas profundezas  

IMG_8411

Nossa pauta não se restringiu apenas a mostrar o misterioso Vale dos Mestres, mas também o que existe sob as águas neste trecho do rio São Francisco. Somos a primeira equipe de reportagem a fazer esse mergulho.  O mistério do Vale dos Mestres chama a atenção dos moradores da região, devido aos sons que ecoam do local durante o dia. O vento uiva tão alto que a quilômetros se podem ouvir seus “gritos”.

IMG_8415

Os guias que nos levaram ao local recomendam para não jogar alimentos, já que existe o perigo de atrair as temidas piranhas, que são carnívoras e devoram qualquer ser vivo em minutos. Um dos indícios da presença da piranha é a existência de sua “prima”, a pirambeba. O cuidado é extremo ao mergulhar entre a vegetação do fundo do rio, já que podemos nos deparar com um cardume de piranhas.

IMG_8408IMG_8416

Na parte mais profunda do rio São Francisco, onde existem os cânions, os pescadores afirmam existir na região peixes gigantes com mais de cinco metros de cumprimento como os surubins, que habitam os locais onde existem os penhascos, que possuem mais de 200 metros de profundidade.  Alguns já foram encontrados por pescadores que se arriscam a mergulhar nestes locais a noite, para pegar esses monstros do rio quando estão dormindo.

IMG_8396

Mesmo assim resolvemos mergulhar para desvendar esses mistérios, sendo a primeira equipe de reportagem a se aventurar nesta missão. Mas tudo corre bem  e a tranqüilidade no fundo do rio é grande. Visualizamos uma pirambeba e um tucunaré. Colocamos-nos a segui-los, mas os perdemos entre a densa vegetação do rio.

Logo em seguida surge um cágado d’água, um filhote do que podemos chamar de tartaruga marinha. Pego a câmara subaquática que começa a segui-las pelas águas turvas do rio e ela nos leva até um enorme rochedo, onde sobe para respirar e tomar sol, onde nossa aventura termina.

O passeio ao Vale dos Mestres faz parte do roteiro das empresas que realizam os passeios na região como o Pioneiro, Castanho, Show da Natureza e a MF TUR. Todos com experientes guias para levar quem desejar conhecer esse local lindo e misterioso. Logo abaixo fornecemos os telefones de contado e a todos boa viagem a esse lugar exótico.

ONDE SE HOSPEDAR

POUSADA CASTANHO – 82-98855-1290

HOTEL ACONCHEGO DO VELHO CHICO 082-3644-1237

HOTEL DUNEN – 82- 3686-1308

Agencias para passeios – MF TUR – 79 99972-1320/ 79 3346- 1184/ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *