Os entraves do aeroporto: Latam solicita voos com Boeing, mas obstáculos impedem
   12 de agosto de 2019   │     14:17  │  0

A base da Latam em Guarulhos solicitou o inicio de operações com voos regulares, a partir de outubro, com uma da maiores aeronaves de sua frota, o Boeing 777-300 e está aguardando autorização o aeroporto Zumbi dos Palmares, que ainda não conquistou a reclassificação para categoria Delta (D), devido aos obstáculos estão colocando em perigo os voos e principalmente aparelhos de grande porte.

Segundo uma fonte da Latam, Boeing 777-300 é um gigante do ar de categoria 4E, que poderia trazer muito mais turistas para Alagoas, já que é um avião com capacidade para mais de 230 passageiros, fato que barateia bastante os custos.

Segundo ainda a fonte da Latam, se a autorização não for concedida, a companhia vai trocar o Boeing, por dois Airbus 321, categoria 4C, o que aumenta os custos deixando assim o destino de ser competitivo para vendas de pacotes turísticos.

O aeroporto Zumbi dos Palmares tem uma autorização provisória para atuar na categoria Delta (D) até dezembro. Entretanto os obstáculos físicos existentes próximos a cabeceira da pista representam perigo para os voos, principalmente aeronaves grandes.

Esta novela já tem quatro longos anos, onde a Infraero, Anac e até o Cindacta, já solicitaram a prefeitura de Rio Largo a retirada de uma antena de telefonia móvel, que pertencer a TIM Operadora, uma rede elétrica de onze postes da empresa Equatorial, uma caixa d’água e árvores com mais de cinco metros de altura, mas nada foi feito até agora, a não ser a retirada apenas de uma caixa d água e uma pequena antena.

Queimadas

Outros problemas agregados existentes nos arredores do aeroporto Zumbi dos Palmares também já deveriam ter sido resolvidos. Entre eles estão a realização da colheita de cana-de-açúcar através de queimadas, que sempre ocorre entre novembro e fevereiro, alta estação turística em Alagoas.

Ultimamente a polícia flagrou até o derrame de chorume do aterro sanitário de Maceió, que se transformou em um novo lixão. Semana passada moradores denunciaram que abatedouros de ovinos, caprinos e bovinos estão jogando peles desses animais em uma rodovia de acesso ao aeroporto, atraindo urubus que também representam perigo aos voos.

O aeroporto Zumbi dos Palmares é a principal porta de chegada dos turistas em Alagoas, mas que não tem tido a devida atenção para que possa ser um equipamento aeroportuário seguro e credenciado para receber voos regulares internacionais com aparelhos de grande porte.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *