Congestionamento: SMTT de Maceió deveria ajudar embarque de turistas
   Mozart  Luna  │     10 de julho de 2019   │     10:48  │  4

 

 

A via crúsis que os turistas passam diariamente dentro dos ônibus em Maceió, durante o transfer para os passeios, deverá ser pauta de uma discussão entre empresários do setor turístico e a prefeitura de Maceió. O problema foi abordado por nosso blog semana passada, provocado por reclamações de turistas e denuncia dos guias de turismo, que têm sidos submetidos a situações de estresse e pressão.

Segundo Waldir Santos, diretor executivo da WS Turismo, vários fatores têm contribuído para o crescimento do problema e aponta a falta de locais de estacionamento nas portas dos hotéis, onde foram retiradas as placas de embarque e desembarque de passageiro. O empresário reclamou também da falta de baias para os coletivos estacionarem recuados, para evitar o impedimento do fluxo do trânsito nas via de rolamento.

A empresa WS atende uma das maiores operadoras de turismo da América Latina a CVC  e segundo Waldir Santos, o tempo de um passageiro dentro de um ônibus na operação de embarque, não passa dos 30 ou 40 minutos. “Trabalhos diariamente com metas para serem atingidas e para isso usamos uma logística, que conta inclusive com carros de apoios menores, para agilizar o embarque de alguns passageiros, que se atrasam no horário”, afirma Waldir Santos

SMTT falhas

O empresário reclamou também da postura dos agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Transito (SMTT) de Maceió, dizendo que em vez deles ajudar notificam os veículos que param em fila dupla. Segundo Waldir Maceió vem sofrendo ao longo dos anos com o aumento dos veículos e também do fluxo turístico no trânsito.  Waldir Santos disse que existe situações que a viatura da SMTT segue o ônibus com turistas durante o trajeto, apenas para fazer notificações. Para ele os agentes da SMTT deveriam ajudar na agilização do embarque dos passageiros.

“Tentamos implantar um sistema logístico de embarque com carros menos com a operação “Junta Pax’s”, onde se recolhe os turistas em carros menores e embarca todo nos ônibus maiores, mas surgiram outros problemas, onde os passageiros reclamavam por terem mudado de lugar dentro do carro”, disse ele. “Por isso suspendemos a Operação Junta Pax’s.

No momento, segundo ainda Waldir Santos, os empresários estudam a implantação de “bolsões de embarque na orla de Maceió, mas isso vai depender da autorização e do apoio da prefeitura.

Nosso blog entrou em contato com o secretário municipal de turismo, Jair Galvão, para saber a posição da prefeitura de Maceió sobre o assunto, que pediu para aguardamos uma resposta.

>Link  

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Eduardo

    Tanto os ônibus da WS, como as demais empresas estavam acostumadas a embarcar e desembarcar seus passageiros sem respeitar o que rege a legislação de trânsito. Não é cabível a afirmação que os responsáveis pelo ordenamento do trânsito simplesmente “ajudem no embarque e desembarque” quando os profissionais motoristas dos ônibus das empresas de turismo, insistem em parar em fila dupla, causando transtornos aos demais condutores. A abordagem deve ser feita, seguindo os preceitos legais, onde a lavratura do auto de infração será confeccionada colhendo a habilitação do condutor, visto que os empresas mantém seus ônibus em nome de CNPJ. Concordo que as empresas busquem meios alternativos para embarque e desembarque junto à prefeitura. Mas quanto falta de respeito às leis de trânsito não há o que se discutir

    Reply
  2. Tiago

    Esses ônibus causam um transtorno sem fim todas as manhãs, de Pajuçara até Cruz das almas. Parabéns a smtt pelo trabalho, espero q intensifique porque ainda acontece muito e nos horários mais críticos.

    Reply
    1. Paulo

      Eduardo, Tiago e Rodrigo
      É verdade sim que os ônibus atrapalham de certa forma o trânsito. Mais vocês já repararam quais são os carros que o impedem de parar em seu divido lugar.
      Se perceber mais vocês vieram de muitos carros de passeio e táxi nos locais de embarque de turismo. Assim fica muito difícil deles não atrapalhar vocês.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *