Baleia surge nadando dentro da enseada de Maragogi
   25 de junho de 2019   │     7:23  │  0

 

Uma baleia provavelmente da espécie jubarte (baleias cantoras), surgiu ontem dentro da enseada de Maragogi, em frente ao Hotel Salinas, na zona urbana da cidade, por volta das 16 horas. Segundo os pescadores que também viram dizem que se trata de uma baleia ainda jovem, provavelmente 8 anos de idade.

O mamífero fez vários movimentos fazendo questão de chamar a atenção dos turistas, que realizavam passeio de lancha pela orla de Maragogi. Segundo os pescadores nunca uma baleia atravessou o paredão de corais para dentro da enseada, fato que preocupa a todos, já que se a maré baixar, como está previsto para as 14 horas ele poderá morrer.

A presença de baleias no mar de Maragogi não novidade e nós mesmo já realizamos a reportagem registrando a cardumes desses mamíferos a 3 milhas da costa. Segundo Alemão pescador que realizar passeios turísticos, para observação de baleias no Litoral Norte, a baleira já teria ido embora. Entretanto a partir de agora pode ser que outras possam voltar a entrar na enseada o que é perigoso para elas.

Alemão disse ainda que as jubartes são dóceis e geralmente não causam problemas nem ameaças. “Essa época elas estão chegando, passam por aqui bem perto da praia vindas do polo Sul”, disse o experiente pescador.

Segundo ainda os pescadores atualmente o mar vive o período do que se chama “maré morta”, ou seja, o nível da água não sobe, nem desce muito se mantendo estável o que poderá ajudar a fazer o que a baleia possa sair da enseada.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *