Obras do prédio mais antigos do Litoral Norte estão paradas
   21 de junho de 2019   │     17:00  │  0

 

Um dos prédios mais antigos do Litoral Norte, onde funcionou no século 19 o posto de alfandega e que depois a Câmara e Cadeia de Porto de Pedras região está com as obras de recuperação paradas, há mais de um ano.

Na última terça-feira representantes do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) estiveram visitando o prédio, para constar a paralisação das obras e elaborar um relatório sobre a situação.

Segundo do superintendente do Iphan e Alagoas, Mário Aluísio, o prédio, depois de recuperado vai abrigar um museu náutico, onde os visitantes poderão ver a localização de todos os naufrágios da costa alagoana e ainda saber um pouco sobre o processo de ocupação daquele território e das lutas que ocorreram entre portugueses, holandeses, franceses e espanhóis.

 

Este deverá ser o primeiro museu da região, já que a mesmo com tantos acontecimentos históricos ocorridos, não houve uma preocupação em se preservar os registros desse período.

 

A região fez parte do chamado Brasil Holandês e sofre uma grande influência da passagem dos holandeses na região.  O esforço agora é para que a obra de recuperação do prédio da Câmara e Cadeira sejam retomadas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *