Casa do Mestre Aurélio: acervo arquitetônico do Passo está “desmoronando”
   24 de maio de 2019   │     8:52  │  0

 

Casa onde nasceu Mestre Aurélio Buarque de Hollanda, o maior dicionarista brasileiro, preste a ruir em Passo do Camaragibe, sob o olha omisso das autoridades e dos intelectuais alagoanos

O Litoral Norte é um dos destinos turísticos mais procurados pelos visitantes, graças as belezas naturais de suas praias e piscinas naturais, mas que poderia oferecer também atrativos culturais como museus, prédios históricos. A carência de opções culturais no roteiro da região poderia ser preenchida com visitas ao Passo do Camaragibe, única cidade daquele trecho e litoral, que ainda possui um acervo arquitetônico do período colonial e do inicio do século 20.

Entretanto a cidade vive um momento de desprezo pelo seu patrimônio histórico, com o abandono e até demolição de seus casarões.  Passo do Camaragibe é a cidade natal do maior dicionarista da língua portuguesa no Brasil: o Mestre Aurélio Buarque de Hollanda. A pequena casa onde ele nasceu e passou parte de sua vida está abandonada e preste a desabar. Até os vizinhos reclamam da situação já que o prédio centenário oferece perigo.

Foto antiga da principal avenida do Passo do Camaragibe, por onde passavam os viajantes para Recife 

O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, informou que disponibilizou recursos para a recuperação, mas que o convênio prevê uma contrapartida da Prefeitura, que não pode celebrar o convênio porque o município está na lista negra de inadimplentes com a União, o famigerado Cadastro Único de Convênios (Cauc).

Segundo intelectuais e pesquisadores alagoanos a obra de recuperação não requer recursos volutuosos, pouco mais de R$ 200 mil bastaria para, pelo menos manter a casa de pé, e possibilitar que se transformasse em um local de visitação turística e a criação de uma pequena biblioteca. “O que falta é vontade politica para se recuperar esse patrimônio do Passo e que também pertence a Alagoas”, disse um morador cidade, que não quer se identificar temendo represálias política por ser também servidor municipal.

Segundo ele outros prédios históricos, que fazem parte do acervo de casarões antigos do Passo do Camaragibe estão desaparecendo ou perdendo suas características originais, devido a reformas sem qualquer orientação para preservação da herança clássica, que a cidade ainda possui do inicio do século, quando era um importante ponto de parada para os viajantes que iam para à cidade do Recife.

Ponte Fernandes Lima, um ícone da engenharia e da arquitetura alagoana do inicio do século 20. Proposta de interdição para sua preservação.  

A famosa Ponte Fernandes Lima, ícone da engenharia da arquitetura alagoana é outro equipamento urbano que está em péssimo estado de conservação. “A Ponte é uma obra de arte e referencial da construção de rodovias em Alagoas, que deveria ser protegida pelos profissionais de engenharia e arquitetura de Alagoas”, declarou o morador. Ele defende também que a Ponte seja interditada de que se construa outra paralelamente, para preservação dela. “Essa Ponte é um monumento que deve ser preservado e transformado em um ponto turístico e referencial para os cursos de engenharia civil e para arquitetura”, sugere ele.

Enquanto isso o pouco que resta da memória da história e do patrimônio arquitetônico no Litoral Norte, no Passo do Camaragibe está se acabando.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *