Novo presidente da Embratur é o pernambucano Gilson Neto
   21 de maio de 2019   │     18:39  │  0

O novo presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) é o empresário pernambucano Gilson Machado Neto, que além de ser ex-dono de uma famosa pousada no Litoral Norte de Alagoas é também cantor da banda de forró Brucelose.

O novo presidente da Embratur é médico veterinário e amante da boa música nordestina. Gilson Neto, também fundou duas emissoras de rádios, sendo uma em Alagoas e outra em Gravatá, Pernambuco. O empresário e cantor foi um dedicado cabo eleitoral de Bolsonaro em Pernambuco e atualmente ocupava o cargo de secretário de Ecoturismo no Ministério do Meio Ambiente, já que sempre teve uma grande preocupação com a problemática das tartarugas marinhas, que morrem sufocada com rede de pesca no Litoral Norte de Alagoas.

Gilson Neto chegou a ser cotado para ser ministro do turismo, mas as reviravoltas nos bastidores terminaram tirando ele da relação. A nomeação dele era “cantada” desde semana passada pelos amigos mais próximos, que esperam também ter um espaço na Embratur.

Resta saber agora qual será a reação dos empresários que fazem o turismo no Brasil, já que esperavam serem ouvidos para indicação de um nome com mais experiência na atividade turística, principalmente nas operações internacionais.

Um empresário do setor, que pediu para não se identificar disse que Gilson Neto, não é um nome ruim para o cargo, mas que esperava que a Embratur tivesse alguém com um perfil mais técnico.

Uma das grandes bandeiras levantadas por Gilson Neto, foi a construção do aeroporto regional de Maragogi, prometido há 20 anos por várias lideranças politicas de Alagoas. Com ele agora na Embratur pode ser que essa promessa vire realidade.

Tira bota tira

Com nome publicado hoje no Diário da União, Guimarães Neto substitui o ex-presidente da Turisrio e do Rio CVB, Paulo Senise, que ficou exato seis dias no posto após ter sido escalado pelo presidente Jair Bolsonaro.

No hiato da saída de Teté Bezerra até a nomeação de Paulo Senise e, posteriormente no intervalo de cinco dias entre a saída de Senise e a confirmação de Gilson Machado Guimarães Neto, o presidente interino da Embratur foi Leônidas José de Oliveira, ex-presidente da Belotur.

Além da nomeação de Guimarães Neto para o cargo, os decretos presidenciais publicados no Diário Oficial da União de hoje tornam sem efeito a nomeação de Senise. Segundo a Agência Brasil, o Ministério do Turismo deve se pronunciar ao longo do dia sobre as mudanças na pasta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *