Trade exige esclarecimentos sobre chorume do aterro sanitário de Maceió
   7 de maio de 2019   │     6:00  │  1

Milton Vasconcelos disse que trade quer uma resposta sobre os problemas do aterro sanitário de Maceió

A notícia de que o aterro sanitário de Maceió polui as praias com metais pesados, através do chorume produzido provocou uma ação do Trade Turístico, que protocolou na prefeitura um ofÍcio solicitando esclarecimentos. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Industria de Hotéis (ABIH/AL), Milton Vasconcelos, está agendada uma visita ao polêmico Aterro Sanitário no dia 17 de maio e contará com presença do Ministério Público Estadual, IMA e também da imprensa.  Segundo o presidente da ABIH/AL a denuncia é seria e merece ser investigada por todos os órgãos para evitar problemas de contaminação nas praias.

Só agora veio a tona o conteúdo de um  laudo emitido pelo Instituto do Meio Ambiente( IMA), após estudos laboratoriais realizados e o teor que consta é considerado grave pois afirma que: “ a) QUE o sistema de tratamento de efluentes do Aterro Sanitário de Maceió, NÃO atende as condições de tratamento de chorume produzido no Aterro Sanitário, no que estabelece a Resolução do CONAMA nº 430/2011 para as Condições e Padrões de Lançamento de Efluentes, principalmente em cumprimento a Resolução nº 357/2005, Arts 15, 18 e 42”.

Os testes pelo IMA no Instituto de Tecnologia e Pesquisa, em Aracaju/SE apontam que a estação de tratamento não está conseguindo tratar os metais pesados, existentes no chorume do Aterro Sanitário de Maceió. Esse produto é considerado altamente danoso ao meio ambiente, e mesmo assim são lançados no mar, através do emissário submarino de Maceió, como vem sendo realizado atualmente.

Os testes laboratoriais constaram que metais perigosos como Arsênio, Cádmio, Ferro, Manganês e o Níquel estão foram do padrão exigidos pela legislação e mesmo assim estão sendo jogados no emissário submarino de Maceió, onde é colocando em contato também com os resíduos orgânicos do sistema de saneamento básico da capital e bombeados pelos sistemas para o mar.

Os metais em contado com a matéria orgânica é uma reação química considerada perigosa pelos ambientalistas e que faz surgir, em várias partes das praias do Pontal da Barra, Trapiche, Sobral e Avenida da Paz, manchas escuras e uma densa espuma marrom.

Praias de Guxuama e Riacho Doce estariam sendo contaminada pelo chorume do Aterro Sanitário que vaza para o riacho Jacarezinho

Inquérito silencioso na PF

Os problemas que envolvem o funcionamento do Aterro Sanitário de Maceió são antigos e chegou a se transformar em um inquérito da Polícia Federal ( 0207/2012-4 SR/PF/AL), que corre em sigilo, pois apura várias irregularidades. A denuncia foi realizada através do Sistema de Denuncia on Line ao Ministério Público Federal, que aguarda que a delegada Tatiana de Barros Bonaparte, conclua as diligências que começaram desde ano passado.

As consequências para o meio ambiente, segundo os ambientalistas só se agravam como por exemplo, a constatação pelo IMA de que os recursos hídricos existentes próximos ao Aterro Sanitário de Maceió estão sofrendo contaminação.

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *