Prefeitura recebem mais recursos em 2019 que 2018
   7 de abril de 2019   │     10:23  │  0

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) continua com percentual positivo em 2019, fechando o mês de março com 13,36% de crescimento em relação a 2018. A última parcela do FPM representa cerca de 30% do total do Fundo e foi depositada no último dia 29, com 9,23% de aumento.  Isto demonstra, que mesmo sob forte recessão econômica, o FPM permanece positivo, dando fôlego às prefeituras, segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Mesmo assim os gestores reclamam que a demanda de serviços tem aumentado, sem que a União reajuste os valores dos Programas Sociais implantados. Muitos prefeitos estão evitando pleitear a implantação de ações, sem que os valores disponibilizados não consigam custeá-los. Outros prensam em desativar Programas, simplesmente porque não se tem mais como mantê-los. Tudo passa pela reforma dos repasses tributários na divisão da arrecadação, onde os municípios são os entes da Federação que menos recebem e mais executam ações sociais para população, sendo a primeira porta a se bater em busca de ajuda. É preciso um novo Pacto Federativo e essa bandeira foi levantada há mais de oito anos, mas nunca obteve vitórias.

FrigoVale/desumano

Está semana a notícia de que alunos e professores de uma escola usavam mascaras cirúrgicas, para não sentir o mau cheiro que vinha do frigorifico FrigoVale em Arapiraca. Um caso desumano de violência brutal as crianças e ao meio ambiente. E Saber que o Instituto do Meio Ambiente (IMA) afirma que tudo está bem e mantem o empreendimento funcionado. Simplesmente desumano.

Arapiraca/segurança

O novo comandante do 3º Batalhão de Policia Militar (BPM), Major Mário Palmeira implantou o mesmo sistema de trabalho de Maragogi em Arapiraca. Trata-se da operação saturação, onde os policiais realizam a todo momento em diversas partes da cidade blitz. Estas ações têm colocando a bandidagem na cadeia, embora os criminosos demorem muito pouco tempo presos.

Arapiraca/Célia Rocha

A ex-prefeita Célia Rocha se prepara para voltar a cena política em 2020, disputando uma vaga na Câmara de Vereadores. Entretanto há quem diga que ela poderá realizar uma forte aliança com o atual prefeito Rogério Teófilo e compor a chapa majoritária como vice. Do outro lado está a oposição bastante confusa e dividida.

Água Agreste

O prazo para Casal apresentar uma solução para o colapso no abastecimento de água no Agreste está acabando ao mesmo tempo que ganha força a proposta de privatização. Depois de audiência pública realizada na Assembleia Legislativa ficou patente que as deficiências no serviço no Agreste são latentes.

Penedo/Aniversário

As cidades de Penedo e Porto Calvo comemoram 383 anos de sua criação. Penedo preparou uma grande programação com o Encontro de Música Sacra no Convento Franciscano Nossa Senhora Mãe dos Anjos. Será um grande momento lírico/cultural, digno de uma cidade de Penedo, que hoje é atração na exposição fotográfica no metrô de São Paulo, junto com Piranhas.

Missão Portuguesa

Alagoas recebe em maio uma missão do Governo de Portugal que vai visitar os principais polos de turismo do Estado, começando por Maceió, Penedo, Piranhas e Maragogi. A missão vai realizar workshop sobre desenvolvimento tecnológico, turístico e cultural. O Governo do Estado através Secretária de Estado de Desenvolvimento e Turismo e também a Secretaria Estadual de Cultural vão ciceronear a comitiva Lusa.

Delmiro/educação

Depois de 20 anos de luta dos educadores e alunos a gestão democrática na rede municipal foi implantada em Delmiro Gouveia. O prefeito Eraldo Cordeiro deu posse aos novos diretores está semana. A partir de agora todos podem participar do processo de educação em Delmiro Gouveia, dando propostas para sua melhoria.

Maragogi/Rodovia

O prefeito Sérgio Lira disse que o Governo do Estado comunicou que estará realizando o trabalho de alargamento dos trechos mais críticos das rodovias AL 105 e 101 Norte. A estratégia é melhor o fluxo de veículos. A recuperação do trecho urbano também será realizada assim que as chuvas parem.

Maragogi/Barragem

O sistema de abastecimento de água em Maragogi é baseado em poços artesianos, fato que vem causando preocupação com a possibilidade do colapso total. O lençol freático vem sofrendo com o processo de salinização, que já atinge praticamente todo setor urbano. A construção de uma barragem reguladora é uma necessidade urgente.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *