Novas promessas politicas para o aeroporto de Maragogi
   5 de abril de 2019   │     6:07  │  0

 

O sonho do aeroporto de Maragogi, que tem servido de “cabo eleitoral” para muitos políticos, volta a tela com a informação da assessoria de comunicação do deputado federal JHC (PSB/AL) de que o parlamentar obteve a “garantia de que o aeroporto regional de Maragogo será uma prioridade” do governo federal, segundo o que teria dito o ministro da infraestrutura, Tarcísio Freitas, ao parlamentar.

Segundo ainda o release enviado pela assessoria, “após a conversa e às garantias que teve com o Ministro, JHC vai cobrar celeridade do Governo do Estado, com relação à liberação do terreno e a elaboração dos projetos, para que esse ‘projeto fundamental para o litoral Norte’ se torne uma realidade”, acreditem.

O aeroporto de Maragogi tem servido de “bandeira” nas eleições para encher os discursos de promessas para a população e o trade turísticos da região, que não mais dá credibilidade as “garantias”, que são dadas para realização da obra.

O assunto é polemico e envolve muitos entraves de bastidores que os leigos não sabem, como por exemplo, sobre a falta de definição da área da construção desse equipamento aeroportuário, que este ano completa perto de 20 anos de anunciado.

A princípio o projeto seria erguido entre os municípios do São Jose da Coroa Grande, em Pernambuco e Maragogi em Alagoas. Depois mudou para ser apenas em Alagoas em terras de um assentamento do INCRA, precisamente em uma área de mangue que é classificada como de preservação ambiental permanente.

O processo de desapropriação dessa área é complexo porque ainda não foi totalmente legalizada na Justiça por existir ainda imbróglios de ação judiciais dos antigos donos, além de problemas topográficos que encarecem a obra e praticamente é considerado inviável pelos técnicos, que apontam por incrível que pareça o município de Porto Calvo, como o que tem as melhores condições topográfica para sua construção na região.

Rota do Mar

Segundo ainda o press-release da assessoria do deputado JHC, ele “junto com a bancada, já destinou mais de 14 milhões para a BR 416, falou ao ministro sobre a importância da retomada das obras para a região, e para a chama ‘Rota do Ma’, que liga a zona da mata ao litoral alagoano”. Agora é esperar para ver, se o prometido será cumprido.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *