Vereadores querem revogação da concessão da Frigovale 
   15 de março de 2019   │     6:58  │  0


O vereador Pablo Fênix, apresentou indicação na sessão desta quinta-feira (14), da Câmara Municipal de Arapiraca, assinado pelos vereadores Jairo Barros, presidente da Casa, pelo vice-presidente Thiago ML, Willomaks da Saúde,  Gilvania Barros, Professora. Graça, Pastor Marcos Caetano, Melquisedec de Oliveira, Aurélia Fernandes e Rogério Nezinho, solicitando ao prefeito Rogério Teófilo e a secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, cópia do contrato da concessão da Frigovale em Arapiraca, junto com o contrato e enviar também, planta, licenças concedidas pela prefeitura e órgãos ambientais balanço financeiro do recolhimento de impostos municipais.

Ao justificar, o autor do pedido, Pablo Fenix, que recebeu o total apoio dos vereadores presentes à sessão, lamentou que as reclamações contra a Frigovale,  ainda continuam acontecendo e sem que nenhuma providência seja tomada por parte dos órgãos competentes.

Pablo Fenix, sugeriu que fosse formada uma comissão para averiguar as denúncias, que segundo ele, são gravíssimas e que precisam urgentemente serem apuradas, disse ele.

Ainda de acordo com o parlamentar,  ele tem conversado com os marchantes que continuam enfrentado dificuldades para realizarem os abates naquela empresa.

Os vereadores Thiago ML, Willomaks da Saúde,  Professora Graça e Melquisedec de Oliveira, criticaram duramente a direção da Frigovale, onde inclusive,  pediram a anulação da concessão, sob a alegação de que desde que foi instalada em Arapiraca,  a Frigovale,  tem prestado um desserviço,  não apenas a Arapiraca, mas a dezenas de outras cidades que também fazem o abate bovino naquela empresa.
O vereador Thiago ML, demonstrou a sua indignação com o problema, afirmando que muitos marchantes estão indo pra Maceió, fazer o abate por falta de apoio da empresa, que não trata as pessoas como elas merecem.

O vereador Willomaks da Saúde, disse que desde que assumiu o seu mandato como vereador de Arapiraca,  que cobra com outros vereadores,  uma solução urgente, porém,  nada de concreto.

O vereador Melquisedec de Oliveira, também se mostrou revoltado com a situação, afirmando que os diretores da Frigovale, deveriam ir embora de Arapiraca,  por não ter nenhum respeito com o povo de Arapiraca.

A Professora Graça,  lembrou que acompanha as atividades da Frigovale desde i início, lembrando até, quando da inauguração, o governo do estado fez elogios e mais elogios e depois,  deixou o problema para Arapiraca, principalmente para os vereadores que são cobrados diariamente para resolver o problema.

Ela lembrou que esse processo está na Defensoria Pública e defendeu que os vereadores, procurem saber qual o andamento e encerrou afirmando que é uma questão moral para o município resolver o problema.

A vereadora Gilvania Barros, falou sobre o mal cheiro provocado pela empresa, que tornou-se um problema de saúde pública, onde as crianças e idosos são as que mais sofrem com problemas respiratórios.

O vereador Rogério Nezinho, lembrou de uma visita feita pelos vereadores quando constataram situações gritantes naquele local, como exemplo,  a falta de uma inspeção diária de técnicos para sanar os problemas.

Ao final das discussões, o presidente Jario Barros, definiu que seria formada uma comissão de vereadores para ir realizar uma inspeção na próxima segunda-feira (18),  até contando com a presença de empresários e engenheiros ambientais e com isso,  usar todos os meios legais para resolver a questão.

Por sua vez, o vereador Melquisedec de OLiveira,  sugeriu ao presidente Jario Barros, que seria mais viável,  realizar uma reunião entre os próprios vereadores,  para depois realizar de surpresa esta inspeção,  o que foi acatada pelo presidente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *