BTL: Brasil é um dos destinos mais procurados pelos portugueses
   13 de março de 2019   │     13:36  │  0

Brasil é um dos destinos mais procurados pelos portugueses, que reclamam da falta de divulgação dos destinos nordestinos como Alagoas em Portugal

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), um dos maiores eventos de turismo do Mundo foi aberto oficialmente hoje com a participação de 70 mil profissionais e cerca de 1.700 expositores. A Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) montou um estande para abrigar os estados brasileiros que enviaram representantes do setor de turismo para trabalhar na divulgação de seus destinos turísticos.

O Governo de Alagoas enviou o secretário executivo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Turismo (Sedetur), Paulo Kulgman e a prefeitura de Maceió, o secretário municipal de turismo, Jair Galvão.

O secretário Jair Galvão destacou que esta é a segunda vez que Alagoas participar do evento com é reconhecidamente um dos mais importantes o mundo. Segundo ele é um momento para manter contatos e agendar reuniões de negócios objetivando colocar Alagoas, nos roteiros internacionais de turismo.

O secretário Jair Galvão lamentou que ainda o aeroporto Zumbi dos Palmares ainda não tenha conseguido ser reclassificado para categoria Delta (D), para receber voos internacionais regulares. Galvão disse que a grande expectativa é com relação ao pregão de venda dos aeroportos, que acontecerá na próxima sexta-feira (15).

BTL

A BTL vai até o dia 15, sábado e no seu primeiro dia já é um sucesso. A diretora de Markenting da empresa Geostar, Raquel Trindade disse que os destinos mais procurados pelos portugueses têm o Brasil em primeiro lugar seguido do Japão, China, Macau e Espanha.

Segundo ela o Brasil se destaca por vários motivos e um deles é a língua e as afinidades da cultura, religião e a própria história de Portugal e Brasil. Já a diretora do evento, Fátima Vila Maior é uma pena que destinos do Nordeste brasileiros ainda sejam desconhecidos em Portugal e na própria Europa. “Falta divulgação e investimentos desses destinos brasileiros, que só aparecem por aqui durante a BTL”, declarou ela

Os três primeiros dias ( 13 a 15) será destinado aos profissionais e credenciados da imprensa e expositores  e os dois últimos 15 a 17 aberto ao público, que sempre marca presença nos pavilhões. A BTL é considerada um dos acontecimentos mais importantes para o turismo no mundo. Lá estão empresas ligadas a atividade do turismo de todo o mundo, assim como é o momento de divulgar e fazer bons negócios para empresas privadas e destinos turísticos.

Ano passado o Brasil marcou presença com um grande estando da Embratur, onde os estados tiveram seus balcões reservado. Em 2018 os estados da Bahia, Rio Grande do Norte e o Cerará marcaram presença com estandes separados, com uma programação especial que atraiu os participantes, que tiveram a oportunidade de fazer bons negócios na venda desses estados como destinos turísticos.

Um exemplo foi a cidade de Fortaleza, que até hoje colhe frutos da ação realizada na BTL de 2018, mesmo com todos problemas de segurança pública que sofreu este ano. Os números foram apresentados no relatório de janeiro desse ano, no auge dos atos de violências nas ruas, pela Infraero com um aumento dos voos em 19 %.

Natal com 4% e João Pessoa cm 10% enquanto Maceió menos 1% nos voos domésticos e menos 86% nos voos internacionais, fruto dos cancelamentos dos voos da Argentina que mais uma vez passar por uma profunda crise econômica com 30% da população ativa desempregada.

 

Mercados sólidos

Investir em destinos emissores que têm economia solida é retorno garantido e com grande rendimento, já que possuem uma moeda forte que também e injetada no destino turísticos. A Europa tem sido o alvo comercial dos estados do Ceará que tem voos regulares internacionais e Rio Grande do Norte, e agora Paraíba que vem desbancando Alagoas no ranking nordestino.

Rio Grande do Norte ganhou ano passado um importante equipamento hoteleiro, que foi o Villa Galé, um hotel de uma das redes de hotéis mais conceituadas da Europa e que hoje consegue atrais o turista europeu. O Ceará sempre teve uma ação agressiva de marketing, tanto assim que possui um voo diretos e Fortaleza para Paris.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *