Vereadores de Arapiraca pedem ajuda a Alfredo Gaspar sobre falta de água
   21 de fevereiro de 2019   │     9:17  │  0

 

Os vereadores de Arapiraca estão com uma reunião agendada para próxima segunda-feira (26) com o Procurador Geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, pedir orientações sobre um instrumento jurídico que busque cobrar a Companhia de Águas e Saneamento de Alagoas (Casal) o cumprimento do contrato de concessão de exploração comercial do serviço em Arapiraca.

Os vereadores estão saindo na defesa da população, já que os deputados estaduais, que “se dizem representantes” do município têm se mantido numa atitude omissa com relação ao problema.

Apenas o deputado estadual Cabo Bebeto, sensibilizado com o sofrimento da população do Agreste, apresentou requerimento para realização de audiência pública, agendada para ocorrer no dia 15 de março, para debater o problema e encontrar solução.

Os vereadores de Arapiraca pretendem com a audiência com o Procurador Geral de Justiça, engrossa o discurso fazer com que a Casal operacionalize o sistema com competência, sob pena de punição seja com multa ou até mesmo com a suspensão de todos os pagamentos das contas.

Casal

Enquanto isso a Gerencia Operacional do Agreste anunciou na imprensa que o abastecimento “aos poucos “vai se normalizando”, e garantiu que alguns bairros e distritos estão já recebendo água.

O superintendente operacional da Casal na região, Marcos Costa depois de culpa a Eletrobrás pela falta de água, devido a queda no fornecimento de energia elétrica, agora culpa o rio São Francisco, alegando que o nível da água na estação de captação é baixo.

Segundo ele das quatro bombas três estão funcionando devido a baixa do nível da água, embora a Chesf tenha anunciado desde o mês passado que a vazão da barragem de Xingó subiu de 500 m/s para 850 m/s, fato constatado pela população ribeirinhas que foi avisada pelos Operador Nacional do Sistema para desocupar imóveis que foram construídos com a baixa da vazão.

O problema no Agreste, não é falta de água, mas competência operacional para administrar o sistema de abastecimento. Lembrando que o Governo Federal investiu milhões nas adutoras do Agreste para garantir água a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *