Aeroporto tem redução de voos e concorrentes crescem
   17 de fevereiro de 2019   │     21:34  │  0

 

Os números do primeiro mês 2019 apontam uma queda de 1% dos voos domésticos no aeroporto Zumbi dos Palmares e 86% nos internacionais. Os dados são de um relatório da Infraero. Em contrapartida destinos como João Pessoa cresceu 10%, Natal 4% e Fortaleza com todo clima de violência atingiu os 19,7%, graças a ações de marketing em Portugal e França.

Janeiro sempre foi um mês onde os números da atividade turística apontam o pico nos gráficos anteriores. Essa queda ainda não preocupa o trade, porque pode ser recuperar em fevereiro e até mesmo após o Carnaval.

 

Ainda não se pode afirma as causas da queda nos voos no aeroporto Zumbi dos Palmares, mas pode está ligado a situação politica no Congresso Nacional, onde propostas de mudanças trabalhistas e da previdência deixou muita gente preocupadas com o futuro de seus empregos e aposentadorias.

 

Também vale lembrar que o aeroporto Zumbi dos Palmares sempre teve problema para obter autorizações para voos internacionais, porque ainda não está classificado na categoria “D” (Delta). Outro fato que pode ter contribuído para redução dos voos aliado é a informação da realização de obras na pistas e nivelamento de caixas e remoção de morrotes do SBMO, revitalização de balizamento e implantação de sinalização vertical da PPD do SBMO. As obras começam no dia 18 de março e a previsão de conclusão é 18 de maio. Mas segundo empresário do setor a divulgação caiu bastante nos últimos meses de 2018, fato que vem se refletindo no fluxo de turistas.

 

Com relação as boras, a Infraero já avisou as companhias aéreas, que vai interditar o funcionamento do aeroporto em alguns horários, principalmente durante a madrugada. Algumas empresas já estão emitindo aos clientes o alerta para mudanças de voos e mudanças de voos para outros aeroportos.

 

Bancada e o trade

A bancada federal alagoana esteve com representantes do trade turístico reunida e recebeu do setor um documento, relatando algumas prioridades como a votação da Nova Lei do Turismo, que propõe mudanças importantes para o avanço da atividade, além de alguns problemas domésticos, como fiscalização da atividade de aluguel de imóveis por temporada e saneamento básico dos principais polos turístico, que estão sofrendo com a contaminação de suas praias.

 

Um dos assuntos mais importante que merece a atenção não só da bancada federal é quanto a realização de ações de divulgação em destinos com economia saudável, principalmente da Europa e Estados Unidos e China.  O assunto teve como endereço a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Turismo (Sedetur), que possui já um projeto de marketing para divulgação da região do rio São Francisco (Penedo, Piranhas e Delmiro Gouveia), protocolado aguardando liberação dos recursos para iniciar as ações.

 

Tentamos ouvir o deputado federal Marx Beltrão, coordenador da bancada federal e vice-presidente da Frente Parlamentar de Turismo, enviando para seu WhatsApp as perguntas, mas não obtivermos resposta.

 

Já o presidente da Associação Brasileira da Industria Hotelaria (ABIH), Milton Ênio Vasconcelos, respondeu que a reunião foi um primeiro contato e que o setor aguarda com ansiedade as ações da bancada federal na defesa do turismo, não só em Alagoas, mas também de todo no Brasil.

 

 

 

 

 

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *