Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho começa nesta quinta-feira
   30 de janeiro de 2019   │     6:00  │  0

 

A maior cavalgada religiosa do Nordeste comemora este ano 17 anos e acontece entre a cidade de Bom Conselho em Pernambuco e Arapiraca em Alagoas e é uma homenagem a padroeira da capital alagoana do Agreste.

A comitiva já atingiu seu número máximo permitido que é de 200 inscritos. Os cavaleiros e amazonas nesta quinta-feira  (31), logo após a Santa Missa, que é celebrada na capela do Convento das Irmãs Franciscanas pelo Bispo Diocesano Dom Valério Brêda. Antes os cavaleiros se preparam no Parque de Exposições de Bom Conselho, onde é realizado o tradicional almoço com a presença de convidados.

O percurso tem cerca de 100 quilometros e percorre vários municípios de Pernambuco e Alagoas, durante  três dias a cavalo e parando em povoados e vilarejos, onde os fiéis fazem preces e recebem a comitiva com muitas orações.

Pernoites

O primeiro pernoite acontece no povoado de Santa Quitéria, em Pernambuco, onde os cavaleiros abrigam a imagem da padroeira no templo católico da cidade. Depois é fornecido o jantar e distribuído o alojamento nas escolas para que todos possam dormir. Pela manhã tocada alvorada é fornecido café da manhã e depois de uma oração a comitiva parte com destino a Palmeira dos Índios.

O segundo dia de cavalgada é o mais duro. Muita estrada e poeira pela frente e o sol forte, mas a fé não deixa os cavaleiros esmorecerem. Pelo caminho são aplaudidos pelos trabalhadores do campo que assistem a passagem da comitiva há 16 anos.

A frente da comitiva vai a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, levada nas mãos dos cavaleiros e amazonas que se revezam abre. O almoço, no segundo dia acontece em Palmeira dos Índios onde passam pelas ruas e são recebidos por uma multidão. O pernoite acontece no município de Igaci, no povoado de Coité das Pinhas.

No terceiro dia a comitiva chega a Arapiraca, onde são recebidos por milhares de pessoas que aglomeram nas ruas para receber a imagem da padroeira da Capital Alagoana do Agreste. É a maior concentração religiosa de Alagoas. A avaliação dos organizadores é que cerca de 50 a 70 mil pessoas vão às ruas para assistir a passagem da comitiva. Em todo percurso as calçadas ficam lotadas e no centro a multidão toma conta do calçadão Dom Fernando Gomes.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *